APIs

APIs

Como fazer o deploy da sua API REST em Node pelo Dropbox

2 dez, 2016
Publicidade

Recentemente, andei brincando com esta linda tecnologia que é o Node.js e com o framework Express para criar algumas APIs REST para as aplicações dos meus projetos.

Ao terminar de desenvolver (o que foi uma atividade extremamente ágil e divertida), comecei a procurar alguma plataforma (PaaS) ou infraestrutura (IaaS) onde eu pudesse deixar a minha aplicação rodando. Foi então que encontrei o Heroku, que é uma plataforma na nuvem, onde é possível fazer o deploy das nossas aplicações e ele faz todo o gerenciamento. Existem vários planos e plugins disponíveis (pagos e gratuitos) para integrar a sua aplicação. No meu caso, fiquei somente com o plano gratuito que, apesar de suas limitações de espaço e disponibilidade, foram mais que o suficiente para satisfazer as minhas necessidades.

O que eu achei mais interessante sobre o Heroku é a facilidade com que o código sai de desenvolvimento e vai para a produção. A plataforma oferece três maneiras de fazer o deploy: Heroku Git, GitHub e Dropbox. Neste artigo, vamos focar no terceiro.

A opção de deploy pelo Dropbox é voltado para as pessoas que nunca trabalharam (ou que tem dificuldade) com o Git. O primeiro passo para poder utilizar é criar uma conta no Heroku. Feito isso, clique em “Create new app”. Ele irá pedir o nome da aplicação e a região onde deverá ser localizado (EUA ou Europa).

Criado seu app, é necessário dar permissão na sua conta do Dropbox para que o Heroku consiga ler o conteúdo das suas pastas compartilhadas com ele. Para isso, você deverá logar com a sua conta do Dropbox. Uma vez que você conceda a permissão, ele irá criar automaticamente uma pasta compartilhada na sua conta no caminho Dropbox/Apps/Heroku/<nome_da_aplicação>.

01

Na pasta da aplicação dentro do Dropbox, jogue os arquivos do projeto lá. Não é necessário copiar a sua pasta de dependências (node_modules/), somente o package.json e os demais arquivos relevantes ao seu projeto.’:><

Uma vez que os arquivos estejam sincronizados, basta clicar no botão “Deploy”. Ao tentar fazer o deploy da aplicação, o Heroku irá exibir os logs para que você acompanhe o progresso. Caso aconteça algum erro, ele te mostrará. Caso você perca esta tela, também é possível ver os logs pelo Dashboard (imagem abaixo).

02

Se a sua aplicação travar ou dar algum problema, clique na opção “Restart all dynos”. Isso irá reiniciar a sua aplicação.

Se não ocorrer erros, sua API já estará no ar! Ela fica disponível no endereço http://<nome_da_aplicacao>.herokuapp.com/. Você já pode consumir sua API!

Se tiver alguma dúvida, deixei um projeto de template no GitHub que você pode usar como base para os seus próprios projetos. Bons códigos!