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11 dez, 2012

O caminho SEO para se tornar um grande proprietário de um funil – Parte 01

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Recentemente, tem havido várias discussões muito boas em torno do papel de um SEO e como as estratégias de SEO estão evoluindo para incluir mais táticas (PR, social, conteúdo, CRO, etc.). Na minha opinião, o papel de um SEO não mudou muito, uma vez que o foco ainda está na condução de mais tráfego orgânico para os sites de seus clientes. Se os consultores de SEO querem dominar mais do funil, a denominação deverá mudar par, assim,a apoiar um papel mais amplo que inclui vários canais, em vez de mudar o que o termo “SEO” em si significa.

Um conhecimento em SEO definitivamente fornece uma base sólida para obter propriedade de campanhas integradas de marketing que abrangam tópicos como os mostrados na imagem a seguir:

Para este artigo, vou focar em duas áreas-chave de SEO. São elas:

  •  Além de palavras-chave
  •  onteúdo que funciona

Meu objetivo principal para este artigo é mostrar que o  SEO tem as habilidades necessárias para se tornar proprietário de um funnel, sem ter que mudar o termo SEO. Para facilitar a compreensão a absorção do assunto, vou dividir o artigo em duas parte – assim também evito que ele fique cansativo.

Vamos começar!

1. Além de palavras-chave

O que bons SEOs já fazem:

  • Comportamento do modelo de pesquisa em todo o funil: bons profissionais de SEO têm habilidade na arte de modelar o comportamento do usuário em uma busca, através de um ciclo de busca. Eles procuram identificar quais perspectivas de linguagem relevantes estão usando para o seu negócio. Como eles refinam sua busca em cada fase do ciclo e o que a concorrência em potencial significa para cada uma de suas frases-alvos. Isso ajuda a identificar as palavras-chave que uma empresa pode completar (tendo orçamento e recursos em conta), que conteúdo deve ser desenvolvido para cada frase, e quais são as palavras-alvo para a sua estratégia de link building.

O bom SEO irá fazer:

  • Medir head tail vs long tail: eles usam segmentos avançados no Google Analytics para dividir esse tráfego por comprimento de palavra-chave (obtenha segmentos avançados para comprimentos de palavra-chave aqui). Isso permite aos SEOs que coloquem palavras-chave dentro de head, body e tail, adicionando estatísticas acumuladas da competição e ROI potencial.
  • Lista de palavras-chave do funil: eles prestam muita atenção nos dados de fontes como o Google Trends e Google Instant (UberSugget.org) para procurar as palavras-chave do topo do funnel que não estão mapeadas contra a intenção comercial, mas em vez disso sua única finalidade é atrair pessoas em fase de consciência e começar a fazer crescer a marca on-line.
  • Criar palavra-chave: os bons SEOs irão mapear palavras-chave em todo o ciclo de compra de uma empresa, incluindo a grande quantidade de informações extra sobre as palavras-chave. Neste exemplo, nós simplesmente adicionamos o potencial de receita a partir de uma palavra-chave e da dificuldade da palavra-chave da ferramenta SEOmoz de mesmo nome. A palavra-chave de cor verde é aquela cujo volume de pesquisa está subindo rápido (dados do Google Trends).

  • Criar mapas de conteúdo: o bom SEO também vai pegar todos esses dados e mapeá-los contra o conteúdo já existente ou criar um novo conteúdo adequado para a frase-chave alvo.

O SEO mais esperto pode até começar a pensar sobre o porquê certas páginas atrairão links e construir isto no projeto.

Se precisar de mais informações sobre a pesquisa de palavras-chave, você pode dar uma olhada:

  1. Guia de Pesquisa de palavra chave ViperChills
  2. Guia para Pesquisa de palavra chave KissMetrics
  3. Guia de SEOmoz para Pesquisa de palavra chave

 Eu quero mais desse funil

O que os bons proprietários de um funil fazem:

  • Modelam o cliente todo: sou obcecado por modelagem perssoal, provavelmente devido a minha experiência em desenvolvimento de software, e já falei sobre isso anteriormente aqui. A modelagem pessoal não é novidade nenhuma e os comerciantes mais ligados têm usado isso para ajudar o marketing de sua marca, o design do site, e UI. Na verdade, o SEOmoz fez um ótimo vídeo sobre o tema em 2008, com Ian Lurie e Fishkin Rand! A modelagem pessoal é uma tarefa crítica e o SEO pode aplicar suas habilidades para desempenhar esta função.

No mundo de dados orientado de hoje, existem muitos lugares para adquirir dados sobre seus clientes em potencial:

Eu rotulei essas estratégias como fácil ou difícil de implementar com base nas minhas experiências. O tipo de dados que você recebe de volta depende muito do mercado no qual você está inserido (note que coloquei um ponto de interrogação em relação aos dados psicográficos no Facebook, já que isso é algo só comecei a dar atenção recentemente – e isso graças a todas ótimas informações de @aimclear em fontes como este artigo, este artigo, e sua sessão MozCon).

Como Ian havia mencionado no vídeo acima, muitas pessoas que trabalham com a modelagem pessoal continuarão confiando no instinto. Com todos esses dados, você pode começar a validar seu palpites muito mais rápido. Por exemplo, se usarmos os sete passos que o Ian forneceu no vídeo (veja abaixo), podemos ver onde nossos dados podem ser aplicados para ajudar a validar nosso palpites (pense quantos dados mais temos para as nossas perspectivas desde que o vídeo foi feito):

Dica bônus: Durante a primeira etapa (brainstorming), eu recomendo Simon Sineks Talk Ted, e sua palestra Start With Why. Ela ajuda a focar sua mente no tipo de pessoa que você está tentando atrair. Você define por que sua empresa existe e qual é sua visão, e define também a forma de encontrar pessoas que compartilham dessa mesma visão. Por exemplo, SEOmoz é famoso por TAGFEE. Eles acreditam em ser totalmente transparente, cumprindo tudo o que fazem e na construção de uma comunidade mundial de SEOs inteligentes. Você pode ver como isso influencia o tipo de marketing que eles fazem. Se eles começaram com o “O quê?”, Por exemplo, “Nós construímos grandes ferramentas de inbound marketing! Venha buscá-las!”. Começar com “por que” vai ajudá-lo muito.

Agora vou dar um tempo para vocês pensarem no que falei e absorver as informaçãoes! Na próxima semana vamos continuar nossa conversa! Até lá!

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/the-seo-path-to-becoming-a-great-funnel-owner