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30 jul, 2013

8 novos e pouco apreciados recursos de marketing do Google – Parte 02

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No artigo anterior, já vimos quatro recursos. Agora, vamos aos quatro últimos.

5. Consumer Surveys

Consumer Surveys é a única coisa paga neste artigo, mas buscas com pesquisas, se você quiser sair da sua lista de e-mail de clientes, sempre exigirá um investimento. A oferta do Google é relativamente acessível a US$ 0,10 por resposta (US$ 0,50 se você precisar atingir um grupo demográfico específico).

Estamos usando Google Consumer Surveys para um projeto atual de um cliente na Distilled, e até agora o modelo de preços simples e os prazos possíveis para um retorno são promissores.

Matt Cutts publicou uma pesquisa brincalhona com esse serviço para determinar quantas pessoas já ouviram falar de “search engine optimization”. A resposta: cerca de 1 em cada 5.

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Usos e benefícios do Google Consumer Surveys:

  • Retorno relativamente rápido
  • Dados precisos
  • Custo acessível

Histórico de pesquisa e dados

6. Google Trends

Google Trends é uma fonte relativamente bem conhecida, mas muitas vezes esquecida pelo volume de dados do histórico de pesquisa.

O comportamento de busca é fluido. Se você trabalha em SEO, você provavelmente depende muito da AdWords Keywords Tool para as estimativas de volume. Mas, se suas campanhas estão previstas para longo prazo, a Trends fornece dados que lhe dizem algo sobre como os usuários vão fazer buscas no futuro.

Por exemplo, aqui está uma comparação interessante:

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Nota: “News headlines” (no canto superior direito) podem ser úteis para identificar a causa por trás de picos/quedas no tráfego de busca. Eu usaria a opção “Forecast” como cautela.

Trends também é útil para medir o reconhecimento da marca do cliente ao longo do tempo (vs. concorrentes), e para descobrir o padrão sazonal para uma dada palavra-chave ao longo do ano.

A nova seção Top Charts oferece uma navegação visual envolvente através de tendências atuais de pesquisa. Perfeito para brainstorming de ângulos de conteúdo.

Confira também a nova visualização ao vivo de Hot Searches. Útil? Talvez. Divertido? Sim.

Usos e benefícios de Trends:

  • Veja o histórico de dados para uma única palavra-chave, ou compare duas ou mais
  • Descubra a sazonalidade no volume de pesquisa
  • Procure atuais tendências de pesquisas
  • Possibilidade de exportar em CSV para o seu Excel/outros relatórios

7. Zeitgeist

Zeitgeist não é exatamente uma ferramenta ou um conjunto de dados, mas mais um resumo interativo do ano em pesquisa.  Você seleciona o ano (e/ou país), e o Google percorre as maiores tendências de pesquisa e os eventos relacionados ao redor do mundo.

O Zeitgeist mais recente, de 2012, incluía um vídeo muito bem produzido, recapitulando o que o mundo procurou (e, portanto, experienciou) em 2012:

Se você está procurando uma grande fonte de dados para uma visualização rica, este não é o lugar. Mas Zeitgeist pode ser útil para o contexto histórico de brainstorming e ângulos de conteúdo.

Usos e benefícios de Zeigeist:

  • Rica experiência de histórico visual de dados
  • Útil para brainstorming histórico de ângulos de conteúdo
  • Inspiração/Nostalgia generalizada (O quê? Isso conta)

8. Public Data Explorer

Public Data Explorer é o portal do Google para conjuntos de dados governamentais e institucionais. Enquanto você não vai encontrar nada exclusivamente aqui em relação a dados, a capacidade de pesquisar e navegar em conjuntos de dados a partir de uma ferramenta pode fazer sua pesquisa e brainstorming em torno dos conceitos de visualização de dados muito mais eficiente.

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Esta ferramenta também permite que você carregue seus próprios conjuntos de dados e os visualize, o que pode não lhe dar muito do resultado de uma ação digna para fins de publicação, mas é uma maneira prática de jogar com as diferentes formas de apresentar um determinado conjunto de dados antes que a equipe de desenvolvimento vá trabalhar na construção de uma bela versão.

Usos e benefícios do Public Data Explorer

  • Busque/navegue por muitos conjuntos de dados públicos a partir de uma interface
  • Carregue o seu próprio conjunto de dados
  • Alterne rapidamente entre diferentes abordagens visuais/gráficos para um determinado conjunto de dados

Esta não é uma lista completa, existem certamente outros aplicativos do Google e recursos que você usa para marketing (Related Searches, Ngram Viewer etc.). Tenho certeza de que também pulei alguns usos e benefícios dos recursos incluídos aqui. Por favor, compartilhe seus favoritos nos comentários!

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. Moz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em http://moz.com/blog/8-new-underappreciated-marketing-resources-from-google