Seções iMasters
Banco de Dados + PHP + Redes e Servidores + Software + Software Livre

DatabaseCast #32: Backup e restore

VitrineDatabaseCast32
Olá, pessoal! Neste episódio do DatabaseCast, o podcast brasileiro sobre banco de dados, Mauro Pichiliani e Wagner Crivelini recebem o convidado especial Jonny Ken para uma conversa sobre backup e restore.

Neste episódio você vai saber como a biologia e a informática podem trabalhar juntas, por que separar um servidor de direcionamento de um servidor de bookmark, a diferença entre backup e cópia, quais são os tipos e as opções avançadas de backup e finalmente responder obter a resposta para a pergunta: o que exatamente aconteceu com o Migre.me?

Não deixe de nos incentivar com o seu comentário, mandando e-mail para databasecast@gmail.com, seguindo o nosso twitter @databasecast , vendo informações de bastidores no nosso Tumblr e curtindo a nossa página no Facebook. O DatabaseCast pode ser acompanhado no iMasters e também:

Clique aqui para obter o endereço do feed RSS e assinar o Databasecast

Veja no gráfico abaixo a duração e os tempos aproximados de início e fim de cada bloco:

GraficoTamanhoDatabaseCastEp32

Veja na tag cloud abaixo a contagem das palavras mais usadas nos emails, comentários e tweets do episódio anterior:

TagCloudEp31 Links do episódio:

Download

  • Clique aqui para fazer o download do arquivo zipado
Mensagem do anunciante:

Aprenda WordPress de uma vez por todas com os cursos especializados em WP do Apiki WP Cursos. Conheça!

DatabaseCast

é o primeiro podcast brasileiro sobre banco de dados. Mauro Pichiliani e Wagner Crivelini falam sobre banco de dados, programação, administração, dados, carreira, mercado, SQL Server, Oracle, MySQL, PostgreSQL, NoSQL, DB2, Informix, Sybase e diversos outros assuntos da área de tecnologia voltados para o desenvolvimento de aplicações. Mauro Pichiliani é Bacharel em Ciência da Computação, Mestre e Doutorando pelo ITA, e MCP, MCDBA e MCTS. Trabalha há mais de 10 anos utilizando diversos bancos de dados, como o SQL Server, Oracle e MySQL. Wagner Crivelini é DBA de SQL Server & DB2. É profissional certificado IBM IT Specialist Level 2 - Expert, autor convidado das comunidades SQL Server Central, iMasters, SQL MAGAZINE e IBM DEVELOPERWORKS. Acompanhe no twitter @databasecast.

Email
Comente também

14 Comentários

Elton de Freitas

Parabéns pessoal por mais este podcast, o audio ficou meio diferente do normal (deve ser por causa da campus party :D ), mas nada que tire o mérito do databasecast

Ivan

E não é que Mauro tem razão, tem gente que gosta, tem gente que não gosta.
Por exemplo, tem gente que gosta, e gente que não gosta, de BBB, de Praça é Nossa, de Zorra Total, de Faustão e Gugu, mas são programas de grande audiência, é claro que sempre tem o chato pra questionar a qualidade, mas se tem gente que gosta…
Vou lá ouvir o restante do episódio…

Alex Benfica

Há alguns anos troquei a TV pelo Youtube. Há alguns meses o rádio do meu carro só toca podcasts de tecnologia. Ouvi em sequência todos os episódios do Database Cast no último mês, durante corridas e caminhadas. Nada melhor! Meus parabéns pelo excelente material.

Gostaria de sugerir um assunto: Bancos de dados e concursos públicos. Existem muitas vagas para este profissional na área pública? Os salários e condições de trabalho são compatíveis com o mercado privado.

Um grande abraço para todos vocês.

Marcos Yoshihiro Nakamine

Da mesma maneira que o Jonny, vim de outra área, sou formado em Design de Produto na UEM, mas atualmente trabalho com desenvolvimento front e back-end.
Backup é uma coisa séria mesmo, ou aprendemos de forma técnica, ou com tapa na cara chorando sangue, mas o importante é aprender.
Parabéns pelo ótimo podcast. Abraços

Ivan

Parabéns pelo episódio, mesmo com as dificuldades técnicas na gravação durante a Campus Party, o som ficou com qualidade muito aceitável. Quanto ao conteúdo foi ótimo, realmente passei a admirar Jonny Ken depois deste podcast, e ter uma dimensão do real valor de ter backups

Igor Antonio

Boa noite Mauro e Wagner! Episódio sensacional, não poderia ter tido um convidado melhor do que o Jonny Ken para falar desse assunto. Na epóca do ocorrido com o migre.me, eu nem sabia o que era Podcast, quanto mais acompanhar o Databasecast ou o Nerdcast, que hoje são casts prioritários em minha playlist, e mesmo assim fiquei sabendo do ocorrido. Acredito que pelo sucesso que o migre.me possui somado a proximidade que o Jonny tem com o público, esse acabou se tornando o maior caso do gênero do Brasil. Meu sonho é um dia ver vocês dois (Mauro e Wagner) em um Nerdcast sobre profissão DBA. Abraços!

    Wagner Crivelini

    Oi Igor,
    Fazia tempo q estávamos tentando trazer alguém do NerdCast pra gravar com a gente
    Vc deve ter notado a comemoração do Mauro no começo do programa falando disso heehee

    Abraço

Adriano Alves

Backup é bom e eu gosto ,só quem já passou por um disaster e na sequência teve sangue frio para apagar o incêndio com um restore sabe do que estou falando.
Parabéns ,mais um databasecast para a coleção.

andre sander

muito bom podcast afinal backup e muito importante e no final no frigir dos ovos sempre o que vai manter seu emprego e salvar a sua pele tenho uma experiencia amarga com iso perdemos 3 dias de informacao mas ainda bem que eu nao era responsavel pelo banco

Dailson Igo

Parabéns, gostei muito de ouvir a experiência e do rítmo descontraído do Podcast. Alguns fatores dificultam o planejamento e a execução das rotina de backup. Quando trabalhei no Tribunal de Justiça do Amapá tivemos alguns problemas agravados principalmente pela necessidade de fazer backup do BD de produção de 12 Municípios, concentrar os backups na capital, baixa velocidade e instabilidade da internet, além da constante oscilação na rede elétrica. Na época, em 2009, escrevi um post relatando um pouco sobre estas dificuldades, estratégias e soluções adotadas. Se estiverem interessados podem acessar em http://postgresqlnoamapa.wordpress.com

Tiago Calisto

Ótimo episódio turma, Johnny Ken no Podcast foi uma experiência gratificante compartilhando os acertos e problemas que teve com o MIgre.me, vemos que nem todas boas práticas e nem todas receitas de bolo funcionam para todos como deveriam, as vezes aquela gambiarra é o que funciona na nossa solução. Wagner e Mauro continuem com essas parcerias campeãs. Forte abraço.

claudemar

Episódio nota dez, ouvi ele 3 vezes para ficar fixado na mente, isso estou tentando fazer com os outros episódios.

claudemar

Uma outra coisa, ouvi 3 vezes seguida.

Qual a sua opinião?