Tecnologia

25 jul, 2014

Hack ‘n’ Cast – Cultura Hacker

Publicidade

Hackers não são criminosos cibernéticos que invadem seu computador ou roubam seus e-mails; o nome disso é cracker. Sabia que os hackers na verdade são praticamente os responsáveis pela Internet, pelo sistema operacional Unix, OS X, Gnu/Linux etc? Sabia que os hackers não se limitam apenas ao mundo da tecnologia?

Sejam todos bem vindos ao primeiro episódio do Hack ‘n’ Cast! É isso aí, pessoal! Após muito tempo juntando ideias, convidando pessoas, perdendo participantes, levantando tópicos, esboçando logos, testando equipamentos e fazendo testes de edição, finalmente posso anunciar esse novo projeto do site Mind bending em conjunto com o Bruno Barbosa (do Algoritmizando) e com o Ricardo Medeiros (nosso estagiário).

Hack-n-Cast-Beta

Quem me conhece pessoalmente sabe que sou um grande fã da mídia podcast e que fui influenciado por vários, o que é perceptível nessa edição. E como o logo aí em cima ressalta, ainda estou considerando esse projeto como fase Beta (o Ricardo diz Alpha). Ainda não definimos uma periodicidade e ainda não temos um feed para assinatura (vou ter que hackear o Pelican pra isso), mas estamos trabalhando para colocar tudo em ordem.

Cultura Hacker

HackerLogoSticker

Os hackers são extremamente injustiçado hoje em dia, tendo seu título sempre vinculado à infratores cibernéticos. Entretanto, o termo hacker começou a ser utilizado em 1960 no MIT (Massachuts Institute of Technology), para se designar àquele curioso que “desbravava” uma certa área do conhecimento. Apesar da conotação atual, ser um hacker não necessariamente implica que você tenha muito conhecimento na área e está muito mais atrelado à persistência e curiosidade. Posteriormente, esta “comunidade” se desenvolveu e resultou em uma “cultura” com sua própria históriacomportamento e ética.

Os hackers não precisam de uma justificativa plausível para fazer algo. Muitas vezes, todos os inventos e criações de um hacker são motivados apenas pela vontade de “provar que é possível”, por quê explorar os limites de algo os diverte ou para entender como algo funciona. Um hacker sempre se diverte ao utilizar algo fora de seu contexto original, seja utilizando drivers de disquete (ou impressoras matriciais) para criar uma harmonia ou utilizando o driver de CDROM para ninar o seu filho.

E claro, os Hackers possuem seus próprios valores:

  • Criar softwares e compartilhá-lo com os outros;
  • Alto valor na liberdade de investigação;
  • Hostilidade ao segredo;
  • Compartilhamento de informações;
  • Direito de forking;
  • Aversão à autoridade;