E-commerce

12 mar, 2014

Conteúdo estratégico para e-commerce – Parte 02

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Esta é segunda parte da série de artigos sobre Conteúdo Estratégico para E-commerce. Para acessar a Parte 01, clique aqui.

Agora que já entendemos O que é esse conteúdo estratégico para E-commerce e sabemos da sua importância para gerar mais conversões, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse mundo…

Um mundo de conteúdo: um conteúdo único, que traga a essência de sua marca e de sua empresa…

Um conteúdo realista e verdadeiro, baseado no entendimento e conhecimento das reais necessidades e desejos de seu cliente!

Prontos para essa jornada? 🙂

Por que devo investir em conteúdo personalizado?
conteudo-personalizado

Investir em conteúdo personalizado traz inúmeras vantagens, além de nos direcionar a um cliente rentável.

Algumas delas, que podemos destacar são:

  • Fortalecimento da sua marca da sua empresa, aumentando o valor e a relação de confiança de seu cliente e sua loja virtual. Os clientes deixam ser meros compradores e se “apaixonam por seus produtos ou seu e-commerce”;
  • Clientes mais informados sobre seus produtos tomam decisões de compra acertadas e ficam extremamente satisfeitos;
  • Seu conteúdo vai ser mais comentando, mais compartilhado que o de seus concorrentes;
  • Ele aumenta o tráfego gratuito para seu site, favorecendo também uma boa indexação nos mecanismos de buscas (SEO);
  • E, por fim, nosso grande e maior objetivo: você vai gerar muito mais vendas, as tão sonhadas conversões.

O infográfico abaixo, extraído do site Marketingdeconteudo.com.br, ilustra os benefícios citados acima, além de trazer a opinião dos profissionais de Marketing sobre esse assunto.

o-poder-do-marketing-de-conteúdo

Qual informação deve conter essa estratégia de conteúdo?

Para responder a essa pergunta, teremos que responder a outra antes…

Você sabe para quem você está escrevendo?

Se você quer entregar valor a essa pessoa, você deve conhecê-la a fundo, entender “esse perfil” de seu consumidor.

Esse processo de entender e descrever o seu cliente é denominado de identificação do público alvo, também conhecido como criação da Persona (ou buying personas).

Como eu já havia comentado no vídeo da Parte 01que iria explicar posteriormente esse processo, vou fazê-lo agora também via vídeo, assim fica fácil pra você entender e rever sempre que precisar!

Quais erros posso estar cometendo, sem saber, durante a produção de Conteúdo?

Já falamos bastante sobre a importância de um conteúdo útil e relevante para sua Persona, e muitas vezes cometemos alguns erros, sem perceber, que podem “assinar” nossa estratégia.

  • Entre esses erros podemos destacar:
  • Quando falamos em relevância, queremos dizer diferentes tipos de conteúdos, adaptados para cada canal e público daquele canal. Se você posta algo para o seu público no Facebook, é um grande erro adicionar a informação de forma idêntica, por exemplo, no LinkedIn, onde o perfil do público é totalmente diferente;
  • Nunca crie um conteúdo por meio do método “Ctrl C + Ctrl V”, mesmo que cite a fonte. Faça a sua versão personalizada do conteúdo, adicionando novas informações. Se quiser, pode ainda citar a fonte, mas nada de copiar na íntegra;
  • Não fique tentando vender seu produto ou serviço. Mostre os benefícios e destaque como esse produto pode ser usado e fazer a diferença na vida de seu cliente;
  • Faça um planejamento e crie uma rotina de produção de conteúdo. Por exemplo, duas postagens diárias no Facebook, 5 cadastros de produtos no site de vendas, 3 artigos por semana no blog, 2 envios de mala direta por semana, e assim por diante;
  • Ao escrever seu conteúdo, tente contar histórias, de modo a torná-lo interessante e educativo. Pense em escrever algo que seu público gostaria tanto, que até compartilharia por você;
  • De maneira indireta, encaminhe seu cliente para uma ação. Por exemplo: se você gostou dessa informação e quer saber mais sobre isso, veja o produto/serviço… ou agora que você sabe mais sobre X, conheça o produto/serviço Y.

Concluindo

Baseado no perfil da sua Persona e em seu objetivo com essa estratégia, você escolherá quais as melhores mídias (blogs, mídias sociais, mala direta etc.) para se investir, as quais se encaixam com esse perfil e objetivo.

Se você vende roupas para cachorro, não adianta identificar seu cliente, seu objetivo e fazer uma imagem toda personalizada para um anúncio e adicioná-lo a um blog de roupas para crianças.

Na hora de escrever seu conteúdo, tente sempre se colocar no lugar de seu cliente, imagine-se comprando aquele produto, e responda: qual informação você precisaria para comprar?

Após isso, seja original, divertido e interessante! E, se conseguir, seja também irresistível, ehehe…

Ah, e só mais um detalhe… Marketing de Conteúdo traz ótimos resultados, mas é um trabalho constante e de longo prazo, por isso persista e seja paciente.

E aí, gostou desse conteúdo? Acha que está pronto para colocar essa estratégia em prática?

Deixe seus comentários e dúvidas abaixo.

Até a próxima…

Sucesso! 🙂