E-commerce

12 fev, 2014

Configurando programas de fidelidade (bônus) na VTEX E-Commerce Suite

Publicidade

O programa de fidelidade oferecido pela VTEX consiste em bonificar os clientes que regularmente compram na loja online com a opção de utilizar o cartão fidelidade em compras futuras.

Este bônus é definido no cadastro de SKU, como mostra a imagem abaixo:

exemploFidelidade

Cadastra-se o valor fidelidade por SKU que será creditado ao cartão do cliente quando este compra o produto em referência.

Exemplo: O preço de venda de um SKU = R$ 100,00; Valor Fidelidade = R$ 10,00

No caso, o cliente receberá um código (código do vale), ele então vai possuir no vale-compra um crédito de R$ 10,00, sendo que este vale é acumulativo, então a cada produto que ele comprar que possuir essa funcionalidade ele acumulará no vale-compra.

Pode-se também configurar um % de utilização de crédito do cartão a ser utilizado na compra.

Abaixo, um exemplo de como este benefício é apresentado no site:

exemploFidelidade2

Além desta visualização, é possível evidenciar este benefício por meio de selos ou na descrição do produto, por exemplo.

O valor do benefício pode ser descontado na hora da compra ou pode ser acumulado no vale. Este vale possui validade, que pode ser visto no Admin em “Vales”, porém, para o cliente, aparecerá apenas a quantia que ele possui.

Importante: se faz necessário a Loja definir em qual status do pedido será dado o crédito ao cliente. Normalmente, é feito quando o pedido recebe o status de crédito aprovado. Essa configuração deve ser feita junto à VTEX através de solicitação no sistema de atendimento.

Perguntas Frequentes

Como o cliente acumula valores?

Comprando SKUs que tenham um valor cadastrado no formulário do mesmo no Admin da loja. Ao comprar aquele SKU, o cliente acumula o valor.

Como os valores são creditados ao cliente?

Assim que o cliente começar a acumular valores, tendo suas compras finalizadas com sucesso no site, um vale será criado automaticamente, e todos os valores do programa serão creditados neste mesmo vale.

Não há necessidade de enviar código para o cliente, pois sempre que o cliente tiver crédito e for finalizar uma compra, uma sugestão para utilização do valor acumulado será exibido, sem que o mesmo precise digitar o código de vale.

Como o cliente sabe quanto tem de crédito?

O valor total acumulado pode ser visualizado dentro da área “Minha Conta” de cada cliente.

É possível definir quanto do valor disponível o cliente pode utilizar em cada compra?

Existe um campo acessível através do Admin em, Configurações> Sistema, onde se pode informar qual percentual do valor acumulado no programa, o cliente pode utilizar nas compras.

Campo: “Porcentagem máxima para utilização do Programa de Afiliado” 

Os valores que colocamos no cadastro de produtos é um valor percentual ou valor cheio do crédito?

Os valores cadastrados nos SKUs devem ser em Reais.

Algumas observações

01. Existe um controle de prateleira e outro de página, que permitem a exibição do valor daquele produto no programa de fidelidade.

Controle de Prateleira: $product.BestRewardValue
Controle da Página de Produto: <vtex.cmc:stockKeepingUnitRewardValue/>

02. Ao habilitar a função, informar à VTEX qual será o status de pedido à partir do qual os valores adquiridos serão creditados ao cliente.

Ex: Entregue à transportadora.