E-commerce

22 set, 2014

Apple chega atrasada ao NFC, mas pode dominar o mercado de Meios de Pagamento Móvel

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Quem já usa os serviços como Google Wallet e PayPal sabe que a ideia de utilizar o smartphone no lugar de cartões de crédito ou débito para realizar pagamentos em estabelecimentos físicos e serviços online não é nova.

Mas a Apple, com acordo com instituições como Bank of America, Capital One Bank, Chase e City e as bandeiras VISA e MASTERCARD e AMERICAN, criou o SEU próprio serviço de pagamentos via NFC chamado de Apple Pay para os novos aparelhos que vêm embarcados com a tecnologia NFC, como iPhone 6, iPhone 6 Plus e Apple Watch.

O Apple Pay já sai com uma grande vantagem, pois os usuários atuais do iTunes que tiverem cartões de crédito registrados já vão poder utilizar esse serviço de forma automática. Além disso, com essa parceria com as instituições, o Apple Pay já pode ser utilizado inicialmente em mais de 220 mil estabelecimentos comerciais espalhados pelos Estados Unidos. Redes como Target, McDonalds e Disney, e muitas outras, já estão entre elas, além das próprias lojas da Apple.

Enfim, para utilizar a novidade, basta o usuário aproximar seu iPhone do terminal NFC, escolher o cartão desejado e se autenticar via Touch ID para finalizar a transação. Simples assim!!

Pois bem, o que chama atenção mesmo é que a Apple vai disponibilizar uma API para permitir o desenvolvimento de aplicativos compatíveis com o Apple Pay. Ou seja, quer dominar o mercado atraindo todas as lojas e vendedores para seu gateway de pagamento.

O mundo dos Meios de Pagamento está sacudido com essa entrada, muitas startups que tinham foco nisso vão ter que pivotar ou se adaptar, achar uma brecha ou oportunidade via API que será liberada. Mas isso também apresenta uma nova perspectiva para a criação de aplicativos e soluções que serão integradas ao módulo do Apple Pay, como programa de fidelidade, cupons, soluções OmniChannel etc.

Além disso, cria um novo padrão de mercado no qual não seria mais necessário se conectar com intermediários e/ou subadquirente – basta integrar na cadeia dos pagamentos via Google Wallet ou Apple Pay. Enfim, seria uma mudança total nesse segmento!!

Como disse o polêmico Ricardo Jordão, ” É, meu amigo, se você vende plástico e carteira de couro, prepare-se para fazer outra coisa da vida”. E eu ainda acrescento: se é um subadquirente de meios de pagamento, comece agora a repensar as coisas.

Pense nisso!