E-commerce

2 dez, 2014

5 cuidados técnicos que uma loja virtual deve ter para vender mais no Natal

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Muitos lojistas investem em promoções, reforçam o estoque e o atendimento, mas se esquecem de um ponto importantíssimo: garantir que seu site tem estrutura para aguentar o pico de vendas.

Segundo levantamento do site de defesa de reclamações online Reclame Aqui, 21% das reclamações na última Black Friday foram referentes a problemas de lentidão e falha no processo de compra das lojas virtuais.

Para evitar perder clientes e ser alvo de reclamações, é fundamental fazer um checklist e ficar atento aos seguintes pontos:

Compatibilidade com dispositivos móveis

A participação do dispositivo móvel no comércio eletrônico nacional subiu de 3,8%, em junho de 2013, para 7% no primeiro semestre de 2014, segundo a consultoria e-bit. Isso significa, em valores, um faturamento de R$ 1,13 bilhão e um total de 2,89 milhões de pedidos via mobile. Portanto, investir em design responsivo não é mais um diferencial, e sim uma obrigação para as lojas que querem vender mais neste final de ano.

Checkout eficiente

Um checkout confuso pode colocar todo o processo de compra a perder. Nesse momento, a pessoa precisa ter, rapidamente, um panorama da compra. Ou seja, quais produtos ela está comprando, o valor de cada um deles, o preço unitário de cada peça, valor do frete, prazo de entrega e meios de pagamento disponíveis.

Tudo isso tem que estar nessa página, de maneira clara, sem que uma informação se sobreponha sobre a outra.

No rodapé da página de checkout, deixe disponíveis os dados da empresa, incluindo CNPJ e meios de contato.

Links quebrados e processos dispensáveis

Busque possíveis erros em todas as etapas da compra, desde o cadastro até o pagamento, e conserte-os. Para isso, simule diferentes cenários, concretizando hipotéticas compras do começo ao fim do processo.

É importante verificar todos os links do site, certificando-se de que eles estão endereçando o consumidor para a página correta.

Durante esse processo de teste de compra, verifique se todos os passos são realmente necessários. Lembre-se de que quanto menos cliques para finalizar uma compra, maiores são as chances de ela acontecer. O excesso de perguntas a serem respondidas também pode levar o cliente à desistência. Algumas pessoas podem se irritar ou simplesmente não terem tempo para ficar preenchendo longas páginas de cadastro.

Segurança nas transações financeiras

Um dos principais motivos de abandono de carrinho é a falta de confiança na loja na hora de fazer o pagamento. Lidar com dados pessoais e bancários exige muito cuidado e transparência com o cliente. Para deixá-lo mais seguro, utilizar gateways de pagamento é uma boa alternativa.

Mais do que isso, é preciso provar ao visitante que aquele site é seguro. Exibir selos de certificação e segurança é uma boa estratégia. Utilizar conexão segura (https) e deixar à vista sua política de privacidade também ajudam a endossar a segurança.

Velocidade de carregamento das páginas

Segundo dados divulgados pela Kissmetrics, 40% dos usuários simplesmente abandonam uma página se ela não carregar em até três segundos. Faça o teste, se o seu site estiver levando mais tempo do que isso para as páginas processarem, enxugue-o. Otimize as imagens, retire animações em flash (se houver) e não construa labirintos de cliques. Por mais rápido que esteja o carregamento, se a pessoa tiver que abrir 10 páginas até chegar ao checkout, ela desiste.

Faça testes para saber quanto tráfego seu site suporta e, se precisar, reforce a estrutura para o período. E, por fim, evite grandes atualizações perto da data.

Para quem procura outras dicas para preparar seu e-commerce para vender mais no fim do ano, a Academia UOL Host oferece o e-book Natal de Sucesso 2014 para download gratuito.