Gadgets

14 nov, 2013

Big Data – O que é e por que é importante – Parte 02

Publicidade

Em nosso artigo anterior, demos o pontapé inicial da série que vai nos levar de uma introdução ao Big Data para onde ele está indo. Vamos em frente, com o surgimento do primeiro iPhone em 2007 e o iPad em 2010, o que representa mais uma grande transformação tecnológica. Como os dispositivos móveis se tornaram o novo PC de escolha, nós testemunhamos o alvorecer de uma era de comunicação em tempo real e recursos de compartilhamento de informações que quase estendeu a imaginação do que era possível.

Com o lançamento do Google Glass, novos óculos de realidade aumentada do gigante da Internet, estamos prestes a ver o mundo físico e o web interagirem de maneiras totalmente novas. Como um artigo sugere, “Imagine chegar em casa do trabalho, e a porta da sua casa destranca automaticamente para deixá-lo entrar enquanto você anda até ela. No interior, o seu aplicativo NPR aparece na tela dos óculos, e você pode sintonizar ou mudar o canal enquanto liga o sistema de irrigação do seu gramado”. Na verdade, a Internet está decolando de novo! Através da “Internet das Coisas”, na qual os objetos físicos estão ligados à web, o mundo está  assistindo a mais uma transformação épica na forma como a informação é criada e disseminada.

google-glass

O que tudo isso significa?

Até agora, temos discutido, em linhas muito gerais, o mundo do Big Data através de uma breve história da Internet. O que essa pesquisa tem mostrado é que o Big Data é realmente uma história sobre o crescimento exponencial da Internet ao longo das duas últimas décadas. O movimento da “internet das informações” para a “internet das pessoas” e para o que estamos vendo agora, a “internet das coisas”, é realmente uma narrativa fascinante sobre como a tecnologia transforma a nossa forma de pensar, viver e trabalhar.

Os pesquisadores preveem que até 2020 mais de 30 bilhões de objetos estarão conectados à internet sem fio. Com os níveis maciços de processamento de informação que já estamos vendo, não é preciso ciência para imaginar os tipos de dados que estarão disponíveis a partir dessas fontes. . . e os tipos de recursos necessários para capturar, processar e compartilhar todos esses dados. Verdadeiramente, o alvorecer da era Big Data é só o começo!

No próximo artigo, vamos explorar com mais detalhes o que as empresas de hoje podem fazer para lidar com o fluxo maciço de Big Data e como aproveitar esse novo recurso global.

***

Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Texto original da equipe Monitis, liderada por Hovhannes Avoyan, disponível em http://blog.monitis.com/index.php/2013/09/19/big-data-what-is-it-and-why-is-it-important-part-2/