iMaster Developers

Marcelo Arrevabeni

Marcelo Arrevabeni

atua como Analista de Negócios na Qualidata e escreve artigos para http://blog.qualidata.com.br.
  • Publicou
    12
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    14400
    Vezes
    eye
  • Desde
    2010
    clock
awardArtigos Publicados
Marcelo Arrevabeni
Desenvolvimento
Por que evitar a palavra documentação

Em seu último artigo publicado, Fabricio Vargas Matos, CEO da Qualidata, onde trabalho, falou da utilização de casos de uso em nossos projetos. E em um trecho ele fala dos ARCs (ARCs???) “Além das descrições de casos de uso trabalhamos com outros tipos de artefatos que chamamos generalizadamente de ARCs – Artefatos de Representação do…

Marcelo Arrevabeni
DevSecOps
O drama da homologação

Hoje eu gostaria de falar das dificuldades da homologação de entregas de software. É, isso mesmo, você ouviu direito: HOMOLOGAÇÃO. “Uai, mas do que esse cara esta falando? Quem precisa de homologação quando se tem entregas constantes e refatoração??? Que cara antiquado…”. A questão é, por mais inconveniente que seja falar isso, por mais que…

Marcelo Arrevabeni
Carreira Dev
Especialização é a inimiga da criatividade

Para quem gosta de ouvir novos pontos de vista, uma grande pedida é o Ted. Para quem não conhece, vamos a mais uma definição roub…ops, pinçada na wikipedia: TED é uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de ideias….

Marcelo Arrevabeni
Desenvolvimento
O código não irá nos salvar - Parte 03

Este artigo foi dividido em três partes com muitas verdades inconvenientes sobre código versus produto, “PO imaginário” x “PO real” e documentação versus conhecimento. Veja também a Parte 01 e a Parte 02. Documentação versus conhecimento A palavra “documentação” gera arrepios na maioria de desenvolvedores que eu conheço. E não é sem razão. Documentação virou…

Marcelo Arrevabeni
Desenvolvimento
O código não irá nos salvar - Parte 02

Este artigo está dividido em três partes, com muitas verdades inconvenientes sobre código versus produto, “PO imaginário” x “PO real” e documentação versus conhecimento. Clique aqui e leia a primeira parte. “PO imaginário” x “PO real” Todas as metodologias ágeis se sustentam, em maior ou menor grau, no princípio de que os desenvolvedores não devem…

Marcelo Arrevabeni
Desenvolvimento
O código não irá nos salvar - Parte 01

…e, sim, o valor que o software irá agregar – se for entregue. Esse artigo será dividido em três partes, com muitas verdades inconvenientes sobre código versus produto, “PO imaginário” x “PO real” e documentação versus conhecimento. Código versus produto Ao redor do mundo, milhares de softwares rodam nesse momento. Feitos nas mais diversas tecnologias,…

Marcelo Arrevabeni
Carreira Dev
Se ninguém te entende… a culpa é sua. Ou nossa.

Minha mãe não entende o que eu faço para viver. Minha namorada também não. A maioria dos meus amigos que não são da área também não. Para todos eles eu trabalho com computadores. E ponto. Antes que vocês achem que eu estou em crise, o problema é pior, porque não é meu, é nosso. Realmente…

Marcelo Arrevabeni
DevSecOps
Meu problema com templates continua

Dando prosseguimento, vou falar sobre o segundo motivo da minha bronca com templates: 02. Templates dão a falsa sensação de que o processo que será utilizado já está definido, e terminam matando a fase de setup, que é uma das mais importantes da vida de um projeto. Não acredito em um processo fechado de desenvolvimento…

Marcelo Arrevabeni
DevSecOps
Meu problema com templates

Outro dia estava na labuta diária do meu atual projeto, afogado nos hectolitros de café que consumo normalmente quanto Thiago, o gerente de desenvolvimento da minha empresa, veio me pedir a opinião sobre alguns templates que ele estava desenvolvendo. Como ele estava acumulando a função de gerente de um de nossos projetos, que estava em…

Marcelo Arrevabeni
Agile
Desenvolvimento de software e a (nossa) “Nova Hollywood”

Acabei de ler um livro chamado “Easy Riders, Raging Bulls” (Peter Biskind). Ele trata de um momento muito interessante do cinema americano, que foi a passagem dos anos 60 para os 70, quando surge a Nova Hollywood (New Hollywood) e toda uma série de mudanças de paradigmas que ocorreram nesta época. Até então, quem comandava…

visualizando 10 de 12
Publicidade