iMaster Developers

Fabrício Vargas Matos

Fabrício Vargas Matos

é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atualmente é Diretor Executivo da Qualidata, e escreve artigos para o blog da empresa.
  • Publicou
    19
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    36100
    Vezes
    eye
  • Desde
    2010
    clock
awardArtigos Publicados
Fabrício Vargas Matos
DevSecOps
Blockchain e apps distribuídas em uma Internet pós-cloud

Blockchain é a tecnologia que permite a criação de aplicações baseadas em cryptoledgers distribuídas e que promete revolucionar a Internet.

Fabrício Vargas Matos
Agile
Melhores de 2012 - Uso de Artefatos de Representação do Conhecimento na modelagem de domínio nas metodologias ágeis

O que tivemos de mais interesse em 2012? Quais foram melhores artigos, as opiniões que geraram maiores discussões? Isso é o que você vai encontrar nessa seleção de artigos que fizemos especialmente para você: os melhores conteúdos de 2012. Já que final e início de ano é sempre um tempo propício para fazer um balanço…

Fabrício Vargas Matos
.NET
O Garbage Collector .NET não elimina a preocupação com memória

Não sei se isso aconteceu com você, mas eu, que vim do C/C++ para C#.Net, estranhei muito essa coisa de não se preocupar com liberação de memória. Todos os exemplos C# que via simplesmente alocavam o objeto, guardavam-no numa variável local qualquer (na pilha), e depois deixavam a variável local ser liberada. E o objeto…

Fabrício Vargas Matos
DevSecOps
Uso de Artefatos de Representação do Conhecimento na modelagem de domínio em metodologias ágeis

Já esbarrei com vários desenvolvedores que estranharam o fato de utilizarmos, na empresa onde trabalho, a Qualidata, metodologias ágeis e ao mesmo tempo termos atividades de elicitação de requisitos, descrições de casos de uso e modelagem de domínio antes de um sprint de construção propriamente. Para eles, a leveza do Agile parece pedir sempre a…

Fabrício Vargas Matos
Carreira Dev
Devo falar as verdades que meu gerente não quer ouvir?

Verdades inconvenientes é o tema deste artigo. Todos nós temos uma visão crítica das coisas ao nosso redor e, eventualmente, percebemos que algo não está indo bem. Seja um gerente comercial que está vendendo o que não conseguiremos entregar no prazo; um gerente de projetos que está esperando por resultados que a equipe dificilmente produzirá;…

Fabrício Vargas Matos
DevSecOps
Bons contratos de desenvolvimento de software: desejo e verdade

Ao longo dos anos temos discutido e refletido continuamente sobre as dificuldades da indústria de software. Em particular nos grandes projetos de desenvolvimento de sistemas de informação, nossa principal área de atuação. Quando falo de dificuldades, não me refiro a eventuais limitações de uma equipe/ empresa A, ou B, mas àquelas dificuldades que encontramos de…

Fabrício Vargas Matos
Agile
Mantenha a mente aberta. TDD nem sempre é o melhor!

Às vezes defendemos tanto alguma ideia, repetindo seus benefícios, que diminuímos nosso olhar crítico sobre ela e deixamos de perceber que nem sempre ela se aplica tão bem quanto defendemos. Em casos mais extremos, entramos em um modo de defesa do tipo “not listening”, e simplesmente não ouvimos mais de verdade nenhum argumento. Você já…

Fabrício Vargas Matos
Desenvolvimento
Desenvolvendo uma versão do Guitar Hero sozinho - e antes da Ubisoft

Desde que joguei Guitar Hero pela primeira vez, há uns bons anos atrás, pensei: Muito legal, mas se tivesse como tocar pra valer com uma guitarra de verdade, seria show! É claro que não agradaria a muitos dos vidrados por Guitar Hero, mas para aqueles que arriscam alguns acordes e riffs na guitarra, a ideia de unir…

Fabrício Vargas Matos
DevSecOps
Por que o Google não usa “branch” de código-fonte?

 É muito bom vermos, a cada ano, as nossas empresas crescendo. É uma nova sala aqui, uma leva de novos colaboradores ali, novos projetos e, consequentemente, novos desafios. Procuramos manter nossos procedimentos internos e fazer do nosso ambiente o mais simples possível. Contudo, à medida que crescemos, os desafios gerenciais crescem junto. Poderia falar de…

Fabrício Vargas Matos
Desenvolvimento
Cuidado: mocks podem comprometer a legibilidade dos testes

Quando começamos com TDD (test-driven development) há uns anos, na empresa em que trabalho, implementamos vários mocks na mão, declarando uma nova classe e sobrescrevendo os comportamentos que queríamos “mockear”. Logo percebemos que esse trabalho braçal poderia ser simplificado utilizando frameworks de mock. O que não percebemos logo de cara é que os testes com…

visualizando 10 de 19
Publicidade