iMaster Developers

Fabiano Costa

Fabiano Costa

é consultor e trabalha com Fox Pro a mais de 13 anos.
  • Publicou
    6
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    3600
    Vezes
    eye
  • Desde
    2011
    clock
awardArtigos Publicados
Fabiano Costa
Desenvolvimento
Diminuindo o tamanho do Executável do VFP - Parte 02

Como visto na primeira parte desse artigo, fazer o ajuste do Debug é simples e funcional. Mas pode-se diminuir ainda mais o tamanho quando fazemos o VFP trabalhar de forma mais funcional: APP Uma app é um processo pré-compilado que entre outras funcionalidades pode ser usado como biblioteca de classe do VFP permitindo assim que…

Fabiano Costa
Desenvolvimento
Diminuindo o tamanho do Executável do VFP - Parte 01

Até pouco tempo atrás o que preocupava um programador era a quantidade de memória que ele usava. Tínhamos pouca memória para executar nossos programas, então bibliotecas e overlay dinâmicas era a nossa salvação e recorríamos a elas para que as máquinas não sucumbissem aos nossos sistemas que só faziam crescer. Embora a quantidade de memória…

Fabiano Costa
Desenvolvimento
Totalmente IntelliSense

Quando o intellisense foi criado, todos os programadores de todas as linguagens ficaram eufóricos, pois agora a redução de digitação do código fonte era uma realidade. Nada como começar a escrever e as instruções já vão sendo visualizadas, digitar um ponto e todas as propriedades dos objetos prontamente listadas, realmente facilitou o nosso trabalho. Porém,…

Fabiano Costa
Desenvolvimento
Criando mensagens para os usuários

É sempre assim. Basta a Microsoft fazer a revisão do layout dos seus produtos e todos os clientes começam a pedir nossos sistemas neste mesmo perfil achando que montar o layout de uma aplicação pode ser feito rapidamente. Algumas novas funcionalidades são muito interessantes, como aquele pequeno aviso de novo e-mail do Outlook. Discreto e…

Fabiano Costa
Back-End
Qual versão você usa?

Qual a melhor linguagem de programação do mercado? A resposta será sempre a que o programador usa. Ele sente-se a vontade na linguagem, a interface é muito familiar, os comandos não são misteriosos e os eventuais bugs não são caixas pretas onde cada problema leva horas para ser decifrado. Tudo é muito simples na linguagem…

Fabiano Costa
Back-End
API do Windows é sua amiga

Muitas vezes o programador acha que uma linguagem ou outra é fraca ou limitada simplesmente porque não encontrou uma função ou comando específico. Para escovadores de bits que já programaram por exemplo em Mumps (não aconselho, mas se quiser conhecer: http://mumps.sourceforge.net/docs.html#COMMANDS), sabem que as linguagens têm no máximo uns 30 comandos o resto são bibliotecas…

Publicidade