iMaster Developers

Diego Pacheco

Diego Pacheco

é Técnico em Processamento de Dados e graduando em Ciências da Computação(7º sem.) na Ulbra. Já trabalhou com desenvolvimento de software em VB, ASP, .NET e PHP. Atualmente é Arquiteto de Software criando soluções corporativas em Java. Certificado pela SUN com SCJP 5 e SCWD 5. Mantém o blog (diego-pacheco.blogspot.com).
  • Publicou
    64
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    409779
    Vezes
    eye
  • Desde
    2009
    clock
awardArtigos Publicados
Diego Pacheco
Back-End
Diversão com Neo4J e JRuby

Neo4J é um banco de dados baseado em grafos feito em Java com suporte completo para Transactions. Ele trabalha com nós e relacionamentos, você é capaz de definir propriedades a ambos, a estrutura do gráfico é bem simples, mas tem grande expressividade e bom trabalho para alguns domínios de problemas. Grafos são perfeitos para as…

Diego Pacheco
Arquitetura de Informação
SOA de Verdade: O Retorno

Todo mundo fala em SOA (Service Oriented Architecture), e este não é meu primeiro artigo sobre o assunto, e não vai ser o último. Vermos aqui algumas coisas que eu já falei em outros textos e outras que coloco aqui pela primeira vez. Aviso aos Navegantes: neste artigo estou falando da minha opinião pessoal do…

Diego Pacheco
Back-End
Cache Distribuído com REST e EHCache Server no JBoss AS

As aplicações que desenvolvemos hoje são cada vez mais complexas. Essa complexidade se deve a muitos fatores que vão desde a globalização até a evolução da forma como as empresas fazem B2B e B2C. Muitas vezes, o banco de dados acaba sendo um gargalo. Uma vez que a sua rede está 100% ok, uma forma…

Diego Pacheco
Carreira Dev
Duas coisas que importam

Trabalhar em equipe é um fato, às vezes não é fácil. Muitas vezes construir um time requer tempo e um bom trabalho de coaching. Práticas ágeis e/ou lean também podem te ajudar, mas muitas vezes isso não é o suficiente. Algumas empresas fazem um trabalho de RH mais forte na formação das equipes – já…

Diego Pacheco
Back-End
Resource Adapter do ActiveMQ para JBoss

Veremos como trabalhar com JMS dentro do JBoss AS, mas usando o ActiveMQ. Para tal tarefa é necessário um Resource Adapter. O JBoss AS 5 tem como provider de messageria padrão o JBoss Messaging, veremos como se configura o servidor de aplicação para acessar o broker de messageria de Apache o ActiveMQ. Para isso, vamos…

Diego Pacheco
Arquitetura de Informação
Engenharia reversa com UML em cores

Em um projeto que estou trabalhando, tive a necessidade básica de entender o que o código fazia. Então, simplesmente olhar código a código não achei uma boa idéia. Eu tinha que entender um framework SOA que estou ajudando a construir e um protótipo. Resolvi aplicar o método de UML em cores do Peter Coad. Peter…

Diego Pacheco
Desenvolvimento
No final das contas ainda é o PDCA

Desenvolver software não é uma tarefa fácil, existem diversos riscos, que variam de projeto para projeto. Muitos são os fatores que levam à necessidade de desenvolvimento de forma iterativa-incremental, e risco é um deles. Desenvolvimento Ágil? Agile não tem nada a ver com isso. Estou falando de algo bem mais básico. Podemos dizer que isso…

Diego Pacheco
Back-End
Mais poder ao Maven com Archiva

O Maven é uma excelente solução de gerência de configuração para Java, mas você não deve utilizá-lo sozinho. Para tirar mais proveito da ferramenta, você irá precisar de uma solução de hospedagem de dependências e proxy. Essa solução é o Archiva. Veremos aqui como instalar a solução e a forma mais adequada de utilizá-la. Veremos…

Diego Pacheco
Desenvolvimento
Customizando o Subversion

O Subversion é um dos mais conhecidos sistemas de controle de versão do mercado. É uma solução open source que pode ser utilizada de forma viável no ambiente corporativo. O seu maior problema é quanto à administração, porque as boas ferramentas de administração são pagas, não usando essas ferramentas você tem que administrá-lo via linha…

Diego Pacheco
Back-End
Usando ActiveMQ através de Ajax e REST

ActiveMQ é um broker de mensageiro que implementa a especificação java para mensageiro a JMS 1.1. Apesar de velhinha, a API é muito simples e extremamente importante, porque ajuda muito a desenvolver aplicações de alta disponibilidade e que podem escalar. Você pode usar o ActiveMQ sozinho em modo standalone ou até mesmo embarcado na sua…

visualizando 10 de 64
Publicidade