Seções iMasters
Artigos publicados por Carlos Nepomuceno
Tecnologia + Tendências

As duas ciências: por curiosidade ou por sobrevivência

Uma visa apenas a nos dar mais subsídios sobre o mundo que nos cerca, enquanto a outra objetiva resolver problemas práticos.

Tecnologia

Psicologia ou tecnologia, eis a questão!

Quanto mais complexidade demográfica, maior será a tecnológica. Assim, temos que criar um balanço entre nossa capacidade de ser e de usar as tecnologias.

Gerência de Projetos + Gestão

Os tipos de cobrança na inovação radical

Saber cobrar é uma arte. E há, assim, vários tipos de formas de se cobrar resultados para vários tipos de pessoas em vários tipos de situações.

Tendências

O papel do cientista social

Teorias são demandas que exigem muito trabalho e atenção e, por isso, é mais fácil escapar para o lado da crônica.

Tendências

Antropologia cognitiva

A Internet ainda parece algo intergalático, pois não tem uma teoria e um campo consistente de pesquisa que possa realmente entendê-la.

Redes Sociais + Tendências

A comunicação é parte integrante da gestão

Ao atingir o pico de 7 bi de pessoas, a matilha cede lugar a “comunicação química” do formigueiro digital. Há uma confusão do tamanho do Himalaia sobre os novos projetos de redes sociais corporativas. Para reduzi-la, é preciso revisar o papel da comunicação na gestão. Desde que o ser humano desceu das árvores, pois conseguiu […]

Tendências

A baixa taxa de abstração

Uma alta taxa de abstração é fundamental para o diálogo, para a troca, para a inovação e para a colaboração, infelizmente não é o que temos como padrão hoje depois de décadas de ditadura cognitiva.   Uma das grandes dificuldades que temos hoje ao ensinar, fazer consultoria e dar palestras é combater a nossa baixa […]

Gerência de TI + Tendências

A chegada da topologia 3.0

Vivemos a passagem da topologia da dependência do  líder-alfa para a da inteligência coletiva dos formigueiros. Quanto mais converso com meus alunos, mais vejo o tamanho do desafio que temos pela frente. Temos que compreender uma mudança topológica do mundo, conseguir digeri-la e adotar práticas para poder lidar com ela. Ufa, não é pouca coisa. […]

Redes Sociais

Os dilemas do call center 2.0

As organizações devem começar a atender clientes/cidadãos pelo Twitter e Facebook? Muitos acham que sim, eu acredito que não.

Carreira + Gerência de Projetos + Mercado

Tropa de elite 2.0

A tropa de elite 2.0 não deve ser um setor novo na organização, mas uma articulação em rede das pessoas que passam a ter a capacidade de criar projetos com a nova topologia 2.0.