A extensibilidade dentro da engenharia de software é algo que há muito é perseguido. Ou seja, ter softwares que sejam plugáveis, tendo assim uma flexibilidade maior e que seja fácil de modificar e estender mesmo em tempo de Execução. Como dito em outro artigo, a extensibilidade é algo que, quando utilizado com sabedoria, é uma…
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O NuGet, que antes chamava-se NuPack, é um gerenciador de bibliotecas para a plataforma .NET. Mas você deve estar se perguntando: por que eu preciso de uma ferramenta como está, se tenho uma IDE tão poderosa como o Visual Studio? A reposta é simples. Observe a figura abaixo, ela irá te ajudar a entender do…
Olá Pessoal! Hoje falaremos de mais uma parte importante dentro da arquitetura WPF: os comandos roteados. Os comandos roteados são recursos que o WPF introduz para que você possa conectar controles de interface de usuário à manipuladores (métodos), que irão executar alguma ação ao serem invocados sem que haja um alto acoplamento e sem a…
Incorporado ao .NET a partir da versão 3.0, o WPF (Windows Presentation Foundation) inicalmente chamado de Avalon, trouxe inúmeras funcionalidades e novas capacidades para criação de aplicativos desktop. Animações, suporte a toutch, interfaces poderosas, gráficos vetoriais, reconhecimento de voz…. vários recursos avançados que deram ao desenvolvedor mais poder na criação da suas aplicações. Abordaremos neste…
Olá, pessoal! Até aqui já vimos nos artigos anteriores (01 e 02) a criação do binding, fluxo de dados, conversão de dados e os 4 elementos que compõem o mecanismo de binding. Já aprendemos bastante e ainda não acabou. Nesta parte final, iremos aprender sobre binding com coleções, validação e finalizar esta série de artigos…
Olá, pessoal, estamos seguindo com o aprendizado sobre a arquitetura WPF. E nesta segunda parte do estudo sobre o Databinding, iremos aprender como utilizá-lo efetivamente, de maneira prática e fácil. Até aqui, vimos os conceitos sobre o Databinding, como ele se diferencia do mecanismo de databinding tradicional e entendemos alguns conceitos importantes. Por exemplo, como…
O mecanismo de DataBinding não é novo e já existe há algum tempo. Mas diferente do mecanismo de DataBinding tradicional, dentro da arquitetura WPF, o DataBinding traz alguns recursos diferenciados que o tornam um mecanismo extremamente poderoso, eficaz e que tem papel muito importante na Arquitetura WPF além da construção de aplicativos com essa tecnologia….
Os princípios e as técnicas de engenharia de software possuem diversos objetivos, como padronização, organizar componentes, separação de responsabilidades, como também extensibilidade e composição. Há muito tempo que se buscam soluções, que permitam que sejam construídos sistemas que sejam fáceis de modificar, mas que também possam ser estendidos com facilidade. O fluxo de mudanças em…
Inversão de controle, desacoplamento e injeção de dependência são formas de manter um código limpo, fácil de dar manutenção e que seja organizado, nos fazendo assim entender e amadurecer no processo de desenvolvimento de software. Hoje, falaremos de um pattern chamado Model-View-ViewModel (MVVM) e veremos na prática alguns desses conceitos. O MVVM é um pattern…
A cada dia, vemos inúmeras aplicações com interfaces avançadas e cada vez mais sofisticadas surgindo no mercado. Com o crescimento desse tipo de aplicação, que atende pelo nome de Rich Internet Application ou aplicações de internet ricas(RIA), surgem novas necessidades, tecnologias para construção e também novos desafios. Esse desafio ocorre pelo fato de não estarmos…