IoT e Makers

5 mar, 2015

5 melhores projetos de Raspberry Pi de 2014

Publicidade

Nunca foi tão fácil e barato construir seus próprios protótipos de tecnologia utilizando o Raspberry Pi. Recentemente o astronauta Tim Peak começou a reunir ideias para realizar experimentos digitais na Estação Espacial Internacional. Atualmente, devido a essa facilidade, é mais fácil surgir uma ótima invenção tecnológica em uma garagem do que em um laboratório.

Milhares de “Pi-fanáticos” postam diariamente seus próprios projetos open-source caseiros em seus Raspberry’s, enquanto os fabricantes alternativos vêm tentando obter uma fatia de mercado, como é o caso do Radxa. Com tudo isso, não faltou projeto de Raspberry Pi no ano passado. Vejam aqui os 5 melhores escolhidos:

  • Raspberry Eye
    No verdadeiro espírito Raspberry Pi, o projeto Raspberry Eye foi completado com componentes exclusivamente econômicos. Não é fácil quando você está trabalhando em sua própria versão do Google Glass. Como o fabricante demonstra em seu vídeo do YouTube, o óculos computador exibe informações usando um espelho semi-transparente e pode ser montado por apenas US$ 100,00. Usando um script em Python, imagens (como códigos QR ) pode até mesmo fazer reconhecimento através do display.

raspberry_eye

  • MeArm – Braço robô
    Se você sempre quis ter um braço robô para fazer todas as coisas que você não sente vontade de fazer com seus próprios braços, o MeArm é um braço robô de código aberto que pode ser controlado pelo fiel Raspberry Pi. Pode ser montado usando nada além de uma folha de acrílico A4 e é executado em 4 servos-motores e custa pouco (aproximadamente US$ 35,00). Como o autor fala, este projeto foi concebido para ser uma ajuda educacional, ou mais precisamente um brinquedo.

mearm

  • Use seu cérebro para controlar músicas
    Se usar as mãos (ou até mesmo o seu braço robô) é muito esforço para você, então por que não usar o Raspberry Pi e um sensor de EEG (eletroencefalograma) para controlar o leitor de música. Quando você está ouvindo uma música com o EEG controlador de fone de ouvido, tudo que você precisa fazer é pensar. Por exemplo “Nossa, eu odeio essa música!” e o seu media player vai pular para a próxima faixa.O fone de ouvido com sensor EEG lê suas ondas cerebrais. O autor utilizou fórmulas Gaussianas, um bocado de Python, pianobar e, claro, um Raspberry Pi confiável para transformar seus pensamentos em instruções que o leitor de música Pandora pode entender.
  • Arcade vintage
    Qualquer um que já ficou tentado a comprar um verdadeiro arcade vintage foi confrontado com a pergunta: “Será que vou ficar entediado de jogar o mesmo jogo dos anos 80 uma e outra vez?”. Jogar até 1.200 jogos de acarde dos anos 80 e 90 usando o Rasberry Pi é um projeto que certamente irá trazer alegria sem fim, como este vídeo do YouTube mostra.

Usando um emulador de sistema de jogo chamado PiMame, alguns botões e um joystick (disponível para encomenda on-line) e algumas habilidades de carpintaria, o Arcade Vintage Raspberry Pi não é um projeto simples de fim de semana, mas, obviamente, vale muito a pena.

arcade-300x300

  • Casa inteligente
    Este é possivelmente o projeto Raspberry Pi amador mais complexo que vimos durante todo o ano. Qualquer pessoa que queira usar estas instruções para construir a sua própria casa inteligente com Raspberry Pi precisa entender Python, PHP, MySQL, Twitter Bootstrap e Arduino – para não mencionar os esquemas de nós. O projeto de automação residencial usa uma rede de nós de baixa potência que transmitem sinais diferentes (tais como temperatura, umidade e um feed de câmera ao vivo) para a estação central.

smart_home-300x200

Finalmente, damos aos nossos Pi -fãs o que eles estão esperando; o auge em inovação com Raspberry Pi: as luzes de Natal controladas por um Raspberry Pi, piscando de acordo com a música tema de Star Wars.