Tecnologia

14 jan, 2015

YouTube testa autoplay para sugerir vídeos automaticamente

Publicidade

O Google começou a testar uma nova funcionalidade no YouTube com o objetivo de reproduzir um novo vídeo automaticamente após uma visualização de conteúdo no site. A novidade seria baseada no histórico de visualização do usuário e substituiria a atual grade de itens sugeridos sempre que um vídeo termina.

A funcionalidade já vem sendo testada há alguns meses por alguns usuários selecionados, que podem desativar o recurso a qualquer momento por meio de um botão na barra lateral. Caso mantenham-no ativado, a cada vídeo terminado, a tela exibe o nome do próximo com o rótulo “A seguir” (“Up next”). O usuário tem alguns segundos para cancelar a reprodução automática.

youtube

O autoplay do YouTube chega um considerável crescimento de visualização de vídeos no Facebook. Depois que a rede social adotou também uma forma de reprodução automática, o consumo desse tipo de mídia por parte dos seus usuários aumentou em 50% no período de testes, que começou ainda em 2013. Desde setembro de 2014, todos os vídeos postados no Feed são reproduzidos automaticamente sem som.

Por sua vez, o YouTube quer aumentar o tempo de permanência do internauta no site, que hoje ultrapassa 24 minutos por acesso. Com isso, o Google também pode aumentar a penetração dos comerciais veiculados na rede, abrindo as portas para anúncios não só antes dos vídeos, mas também depois deles em forma de autoplay.

No entanto, a recurso ainda não tem previsão de saída da fase de testes.

Com informações de Techtudo