DevSecOps

19 nov, 2013

Yahoo! vai criptografar dados de usuários em 2014

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De acordo com Marissa Mayer, CEO do Yahoo!, a empresa está focada em melhorar a proteção dos dados de usuários do Yahoo! e, até março do ano que vem, todas as informações que passam pelos serviços do Yahoo! serão protegidas por criptografia.

yahoo

O objetivo é blindar as informações contra a possível espionagem do governo norte-americano, que estaria vasculhando dados sigilosos sem aviso prévio. “Não há nada mais importante para nós do que proteger a privacidade de nossos usuários”, declarou a executiva.

A NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) invadiu redes de conexão do Google e do Yahoo! com computadores em todo o mundo para ter acesso a informações pessoais de internautas. A informação foi divulgada pelo jornal Washington Post, que teve acesso a documentos vazados por Edward Snowden e conversou com engenheiros envolvidos no caso.

Chamado de MUSCULAR, o projeto operava ao lado do PRISM e tinha ajuda do centro de escutas britânico GCHQ. Quando um dado era transmitido entre a “internet comum” e a nuvem dessas empresas, era desviado a Washington para que o governo norte-americano pudesse analisar milhões de informações diariamente.

No início da polêmica acerca da espionagem, as empresas de Internet alegaram que o repasse dos dados acontecia apenas por meio de vias jurídicas e constavam de seus relatórios de transparência. Mas novas acusações indicam que o monitoramento ocorreu sem a ciência das organizações.

Em um comunicado ao Washington Post, o Google disse que está aflito com as denúncias e reforçou que não tinha consciência disso: “Nós sempre estivemos preocupados com a possibilidade desse tipo de espionagem, por isso continuamos a melhorar mais e mais os serviços de criptografia do Google”, afirmou a companhia.

O Yahoo! também se surpreendeu: “Nós temos controles estritos para proteger a segurança dos nossos data centers, e não demos acesso dos nossos data centers à NSA ou a nenhuma outra agência governamental”, afirmou.

Com informações de Olhar Digital