Tecnologia

23 ago, 2016

World Wide Web completa hoje 25 anos

Publicidade

No dia 23 de agosto de 1991, o cientista britânico Tim Berners-Lee mudou o mundo ao abrir a Internet pela primeira vez ao público. Até então, apenas os cientistas do Cern tinham acesso a rede de computadores.

A World Wide Web (WWW) foi inventada por Berners-Lee em 1989 como forma de comunicação rápida entre cientistas e investigadores espalhados por universidades e centros de investigação em todo o mundo. Porém, logo ficou claro que a ideia seria útil para o público.

inventor do www

Berners-Lee abriu mão de patenteamento e comercialização, garantindo, assim, a rápida implantação e desenvolvimento do seu projeto. “O que fiz, qualquer um poderia ter feito”, diz hoje o pai da WWW. Muitos perguntam a Berners-Lee se ele não fica desapontado com o fato de a internet ter se tornado tão comercial. Ele não vê a coisa assim. “A internet deve ser um espaço universal; não devemos excluir área alguma”.

O Facebook lançou uma página para comemorar o dia, chamando-o de Internaut Day, com vários acontecimentos e curiosidades sobre a WWW ao longo dos anos, principalmente dos primórdios.