DevSecOps

27 nov, 2015

WordPress troca PHP por JavaScript

Publicidade

O WordPress acaba de ganhar uma nova interface administrativa. A novidade, apelidada de Calypso, roda nos servidores da Automattic, e também está disponível aos usuários da versão open source do WordPress, mediante utilização do plugin Jetpack.

A nova interface está mais rápida e roda em JavaScript, ao invés de PHP. Foi utilizado o framework React no desenvolvimento do front-end, enquanto o backend utiliza a plataforma Node.js – mas é preciso lembrar que no caso de WordPress hospedado em servidores próprios, a Automattic hospedará o Node.js, com a comunicação entre ambos os ambientes sendo realizada pelo plugin Jetpack.

Leia mais:

A nova interface administrativa já está disponível a todos os usuários do WordPress.com, sendo que também foi lançada uma nova aplicação para gerenciamento dos blogs, a qual está disponível inicialmente para OS X (versões para Windows e Linux devem ser lançadas em breve).

Além disso, todo o código da nova interface Calypso é open source e está disponível para download.

Os trabalhos na interface Calypso começaram há mais de um ano e o objetivo é criar algo mais rápido e responsivo. A nova interface poderá ser incorporada à versão open source do WordPress, dependendo do feedback da comunidade.