Cloud Computing

17 set, 2014

Wolfram disponibiliza Mathematica Online

Publicidade

A Wolfram anunciou ontem o lançamento do Mathematica Online, uma versão do Mathematica que atua completamente na Nuvem, sendo acessível através de qualquer navegador de internet moderno, sem a requisição de instalações ou configurações.

mathematicaOnline

O Mathematica Online possui uma interface de notebook, exatamente como no desktop. É possível construir interativamente um documento computável, misturando texto, código, gráficos e assim por diante – com entradas que podem ser executadas imediatamente, hierarquia de células, e até mesmo coisas como Manipulate.

A equipe de desenvolvimento teve bastante trabalho, mas foi capaz de implementar quase todos os principais recursos da interface padrão de notebook do Mathematica em um navegador, estendendo o CDF (Computable Document Format) para a nuvem.

Há algumas desvantagens: por exemplo, o Manipulate não pode ter zipado tão facilmente na nuvem como é no desktop, pois precisa rodar através na rede. Mas pelo fato de sua interface Cloud CDF estar rodando diretamente no browser, ele pode ser incorporado em qualquer site, sem a necessidade de plug-ins, desta forma:

No Mathematica Online, os documentos na nuvem podem ter colaboradores, bastando o usuário conceder permissões para isso. Além disso, por ele rodar puramente em um navegador, pode ser acessado por dispositivos móveis – na verdade, em breve, o time de desenvolvimento vai disponibilizar um app Wolfram Cloud que fornecerá a interface nativa do Mathematica Online em tablets e smartphones.

Inicialmente, o Mathematica Online é configurado para rodar e armazenar conteúdo em sua Wolfram Cloud principal. Mas, em breve, será possível ter acesso a uma Wolfram Private Cloud, de forma que você poderá operar inteiramente em sua própria infraestrutura.

Mais informações estão disponíveis no anúncio de lançamento e no site do Mathematica Online.