DevSecOps

17 nov, 2014

Windows Phone é o único SO móvel a resistir a ataques de hackers no Pwn2Own 2014

Publicidade

Realizado em Tóquio, o Mobile Pwn2Own 2014, evento de hackers organizado pela HP com patrocínio do Google e BlackBerry, tem como objetivo testar a segurança dos dispositivos móveis existentes no mercado. Vários aparelhos passaram por experimentos nas mãos de diversos hackers, com o concurso rendendo prêmios que chegaram a até US$ 150 mil.

Para o concurso dispositivos, foram testados aparelhos como Fire Phone, iPhone 5S, iPad Mini, BlackBerry Z30, Google Nexus 5, Nexus 7, Nokia Lumia 1520 e o Samsung Galaxy S5. O iPhone 5S foi o primeiro a apresentar vulnerabilidades e a ser hackeado por um dos participantes. Com uma falha no Safari, o dispositivo da Apple logo ganhou companheiros que também não sobreviveram aos ataques dos hackers.

Apenas um gadget não foi violado pelos participantes: o Nokia Lumia 1520, equipado com Windows Phone 8.1. O smartphone foi atacado pelo grupo VUPEN, bastante conhecido nesses eventos, com um exploit no navegador. O ataque obteve êxito parcial, com os hackers conseguindo ter acesso aos dados dos cookies. Mesmo assim, eles não conseguiram controlar o dispositivo de seu terminal por não terem sucesso na hora de hackear o sandbox. Ou seja, o Windows Phone foi o único a sobreviver à maratona hacker do Mobile Pwn2Own 2014.

Nokia-Lumia-1520

O Lumia 1520 não é o dispositivo mais recente da linha Lumia, visto que foi lançado há cerca de um ano. No entanto, seu hardware possui configurações interessantes, com um processador Qualcomm Snapdragon 800, 2 GB de RAM e uma tela de 6 polegadas de 1080p. O aparelho também possui uma câmera PureView de 20 megapixels.

Os detalhes sobre os ataques não foram mencionados, mas a HP promete liberar algumas informações nas próximas semanas, depois que as fabricantes lançarem atualizações para sanar as vulnerabilidades de seus aparelhos.

Com informações de Canaltech