Carreira Dev

15 abr, 2016

Windows desbanca Linux na liderança do mercado de servidores

Publicidade

De acordo com a Pesquisa Anual do Uso de TI, realizada pelo professor Fernando Meirelles, da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, open source Linux perdeu força no mercado de servidores, que agora tem o Windows como líder.

O relatório revelou que o open source – Linux + sabores Unix – hoje detém um pouco mais de 22% do mercado de servidores no Brasil. A tendência é de perda de espaço, já que ele chegou a quase 40% de Market share em 2010. Em 2016, diz a pesquisa, o Linux fica com 16%, e os outros sabores Unix, com 7%. Já o Windows responde por 72% dos sistemas operacionais nos servidores.

[awprm urls=https://imasters.com.br/linguagens/servidor-echo-simples-escrito-em-go-dockerizado/,https://imasters.com.br/noticia/cert-br-aponta-aumento-de-notificacoes-de-ataques-servidores-web/]

Nos aplicativos, como Excell e e-mail, a Microsoft também tem domínio absoluto, mas há uma tendência que precisa ser observada, alerta Meirelles. “Os jovens estão usando mais o Google. Nos escritórios, o Google tem pouca presença, mas se os jovens estão trocando o PC pelo smartphone, eles vão determinar, provavelmente, um redesenho nesse mercado. Essa é uma virada que deverá acontecer nos próximos anos. E a Microsoft não se estabeleceu no mercado de smartphones, apesar da compra da Nokia”, reforçou.

Entre os e-mails, de forma surpreendente, o Lotus Notes ainda tem 8% do mercado – ele é usado pelo governo de São Paulo. A Microsoft fica com 75% do mercado e o Google Mail com cerca de 5%.