Hoje, a Microsoft realizou um evento para falar do futuro do Windows 10. Após meses de feedback dos primeiros usuários, o novo software está mais familiar ao Windows 7 e mais seguro para as empresas, segundo Terry Myerson, vice-presidente para sistemas operacionais da Microsoft. Entre as novidades estão o update gratuito de versões anteriores do Windows, a assistente Cortana agora no desktop e o Project Spartan, “substituto do IE”.
Update gratuito Windows 10
De acordo com a Microsoft, a oferta será válida durante o primeiro ano de comercialização do Windows 10 e atinge os usuários do Windows 8.1, Windows Phone 8.1 e também do Windows 7.
A atualização do sistema operacional vai acontecer via Windows Update. A proposta é garantir que todos os PCs capazes de rodar a nova versão recebam suporte, através de novas funcionalidades e recursos, sem nenhum custo adicional. Em longo prazo, o objetivo da Microsoft é tornar o Windows 10 uma plataforma mais atrativa para desenvolvedores e mais segura para os seus tradicionais usuários. Isso quer dizer que, como prometido, o novo Windows 10 será ainda mais versátil. Agora, a mesma plataforma roda em celulares, tablets, híbridos, notebooks e desktops de forma integrada e fluída.
Windows 10 Consumer Preview
O Windows 10 Consumer Preview só chegou ao seu estágio atual graças ao Windows Insider Program, voltado para especialistas, entusiastas e profissionais de TI, e contou com a colaboração de 1,7 milhões de usuários, que forneceram cerca de 800 mil feedbacks sobre mais de 200 mil tópicos do sistema.
Os dados foram fornecidos por Myerson, que agradeceu a força-tarefa que esteve envolvida desde o lançamento do programa, em setembro de 2014. Segundo o executivo, o processo foi indispensável para uma mudança de postura da Microsoft. “Estamos abraçando este feedback e partindo para um ambiente aberto de desenvolvimento”, disse.
Cortana no Windows 10
Joe Belfiore, outro vice-presidente importante na área de softwares, mostrou a esperada assistente do Windows Phone, a Cortana que finalmente vai funcionar nos desktops com o Windows 10.
A assistente funcionará nativamente no sistema operacional, ouvindo, conversando e controlando diversos recursos do computador. Tarefas como escolher uma música, abrir apresentações, consultar a previsão do tempo ou consultar e-mails poderão ser realizadas com a ajuda da assistente digital. Para tanto, basta dizer “Hey Cortana” e dar o comando.
Ela funcionará nas versões desktop, devices, como tablets e celulares, e estará disponível em sete idiomas.
Windows 10 nos smartphones
Belfiore mostrou ainda o novo Windows 10 nos smartphones, usando um Lumia 1520. Embora em tela menor que a de tablets e computadores, o novo sistema rodou suave na demonstração. Novos aplicativos serão otimizados para a experiência com o Windows 10 como Word, Powerpoint e Excel.
A proposta, insiste Belfiore, é tornar o software mais familiar tanto no computador como no celular ou tablet. Sendo assim, são oferecidas as mesmas soluções, em interface muito similar, em vários devices.
Project Spartan
A Microsoft também confirmou o Projeto Spartan, ainda um codinome para o novo browser que dará nova experiência para a navegação móvel e também no computador. O “substituto do Internet Explorer” ainda está em desenvolvimento, e estará disponível também nos smartphones agora com Windows 10.
O novo navegador será construído para todos os dispositivos com Windows 10. Entre as novidades está uma função que permite congelar sites e fazer anotações sobre a tela, seja com uma caneta stylus, mouse ou os dedos. O recurso permitirá salvar notas e prints diretamente no OneNote e compartilhar.
A Cortana também estará integrada, e ela será capaz de responder a perguntas mesmo antes de o usuário acessar um site – na demonstração, ela exibiu dados de um voo antes de o usuário entrar na página da companhia aérea. Haverá ainda um Modo Leitura bastante parecido com o que a Apple oferece no Safari para Mac e iOS, incluindo leitura offline. No entanto, ainda não se sabe quando e se o Spartan irá substituir de vez o Internet Explorer e se chegará apenas para o novo Windows 10.
Apps universais
Outra novidade em aplicativos é que o Xbox One começará a contar com apps universais, ou seja, o programa permite aos desenvolvedores criarem um único aplicativo, que é disponibilizado nas diversas plataformas compatíveis com Windows 10. A ferramenta foi lançada com Windows 8.1 e Windows Phone 8.1, mas até então englobava apenas desktops, smartphones e tablets.
“Com o Windows 10, os apps universais Windows vêm para o Xbox One”, disse Terry Myerson durante sua apresentação. O padrão Universal Apps inclui todos os tipos de aplicativos, sejam eles utilitários ou jogos. Além disso, permite que os usuários comprem apps apenas uma vez para todos os seus dispositivos.
Windows 10 e Xbox One
O Windows estará mais integrado do que nunca com o console da Microsoft. A versão 10 sistema operacional acompanhará um aplicativo Xbox renovado que oferecerá lista de jogos e amigos, incluindo chat com quem estiver online no Xbox Live. A interface My Games organiza o conteúdo em colunas, tornando design e usabilidade muito parecidos no desktop, tablet e smartphone.
Mas a melhor novidade é uma função que concorre como o Remote Play, do Playstation 4: no novo Windows, jogos do Xbox One poderão ser transmitidos pela rede e jogados em qualquer dispositivo Windows 10, sem a ajuda de fios. Com isso, será possível usar o recurso de gravação de cenas para criar vídeos do gameplay e até editá-los no PC, compartilhando nas redes sociais.
Surface gigante
Apesar de focado em software, a Microsoft utilizou o evento para mostrar o Surface Hub, um tablet gigante destinado ao público empresarial com Windows 10 embutido. Suas especificações incluem tela 4K de 84 polegadas, caneta stylus, alto-falante, microfone e duas câmeras para videochamadas via Skype. Há também Bluetooth e NFC para conexão de outros dispositivos para espelhar conteúdo.
Windows holográfico
Aos poucos hologramas “saltaram no palco”. Trata-se de um sistema capaz de produzir hologramas no mundo real, que funcionará com os óculos Microsoft HoloLens. A tecnologia foi apresentada pelo brasileiro Alex Kipman. “Nós não estamos falando de colocar você em mundos virtuais. Estamos sonhando além de mundos virtuais”, disse Kipman, chamando a tecnologia de “o próximo passo da computação”.
O wearable conta com som espacial, sensores avançados e uma unidade de processamento holográfico.
Ele é destinado sobretudo aos jogos, razão pela qual o vídeo de demonstração da Microsoft exibia um jogador com seu mundo do Minecraft transportado para sala de estar.
No entanto, todos os apps universais terão suporte à experiência de realidade virtual. Isso porque o Windows 10 ostentará um “API holográfico” para que desenvolvedores possam criar aplicativos para o dispositivo HoloLens.
Holo Lens
A Microsoft também apresentou o HoloLens, um computador em formato de óculos que trabalha com holografia. Seu hardware é inteiramente voltado para entender gestos, voz, trabalhar com holografia ou com ferramentas do seu computador, na apresentação ainda mostraram a ferramenta HoloStudio que possibilita a criação de modelos em 3D.
Um novo Windows para novos usuários
Para encerrar o evento, quem subiu ao palco foi Satya Nadella, presidente-executivo da Microsoft. Em resumo e exaltando tudo o que foi apresentado, o líder da fabricante de software fez um discurso baseado em três princípios: o Windows como um serviço, como uma plataforma de mobilidade e como uma estratégia multiplataforma. “Queremos que as pessoas sintam necessidade de usar o Windows, escolham o Windows e amem o Windows”, finalizou.
Ainda sem data de lançamento, as novidades devem chegar à versão de testes ao longo dos próximos meses. A versão final do Windows 10 será lançada em 2015 e mais novidades chegam em abril.
Com informações de Techtudo