DevSecOps

24 jun, 2016

Windows 10 ganha build 14371 para PC e celular com nova forma de ativar

Publicidade

A Microsoft liberou versões prévias do Windows 10 para testes. A Build 14371, disponível em computadores e celulares, está com foco na correção de erros e problemas de desempenho nos preparativos para a chegada da nova versão Anniversary Update do software. Nos PCs, a versão trouxe ainda uma nova forma de ativação do sistema operacional via Conta da Microsoft e resolveu problemas após a troca de placa-mãe e outros componentes.

A nova versão prévia do Windows 10 está disponível apenas para participantes do Windows Insider no modo rápido em PCs e celulares. Se você já possui uma build anterior baixada, a atualização pode ser feita normalmente através do Windows Update. Caso contrário, é necessário se inscrever no programa de testes para fazer o download posteriormente.

captura-de-tela-197

O Windows 10 pode enfrentar problemas de ativação do sistema após a troca de componentes como o HD ou a placa-mãe do computador. A partir de agora, o sistema passará a contar com uma ferramenta específica para solucionar as causas mais comuns desse tipo de problema, guiando o usuário até a solução.

captura-de-tela-198

No post no Blog do Windows, a Microsoft explica um dos cenários em que o recurso pode ser usado. Se o usuário tem uma licença para a versão Pro do Windows 10, mas instala a versão Home acidentalmente, a ferramenta será capaz de guiá-lo para que instale corretamente a versão adequada. Para achá-lo, acesse Configurações > Atualização e segurança > Ativação e “Soluções de Problemas”.

Microsoft detalha como ferramenta de correção de problemas de ativação funciona (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Microsoft detalha como ferramenta de correção de problemas de ativação funciona (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/microsoft-libera-nova-build-do-windows-10-para-pc-e-mobile/,https://imasters.com.br/noticia/windows-10-insider-preview-build-14361-esta-disponivel-para-pcs-e-telefones/]

De acordo com o TechTudo, outra mudança que deve facilitar a ativação do Windows é a possibilidade de linkar a Conta Microsoft usada no login do PC à chave de ativação do sistema. Assim, caso o Windows apresente algum problema, o usuário poderá usar a ferramenta de correção para fazer login em sua conta e recuperar a ativação sem precisar ficar digitando a licença novamente.

Novidades para celulares

Batizado de Microsoft Wallet, o serviço de pagamentos móveis da empresa permite que o usuário faça compras e use o celular para pagá-las através da aproximação do aparelho às máquinas de cartão de crédito via NFC.

Microsoft Wallet oferece pagamento via aproximação com celulares Lumia (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Microsoft Wallet oferece pagamento via aproximação com celulares Lumia (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O serviço é baseado na nuvem, os cartões virtuais poderão ser usados em compras na Windows Store, loja do Xbox e do Office 365. O Microsoft Wallet pode armazenar ainda cartões de fidelidade, tickets de compra e cupons de descontos para lojas parceiras. O serviço é exclusivo para os Estados Unidos inicialmente e aos Lumia 950, Lumia 950 XL e Lumia 650, que ainda não são vendidos no Brasil.

Correções de erros e problemas encontrados nos PCs

A build 14371 finalmente corrigiu o problema na ativação do narrador através das configurações das últimas duas builds. Fora isso, a Microsoft também fez correções relacionadas a downloads no Microsoft Edge, reprodução de vídeos em MPEG-2 no app padrão do sistema, impressão de alguns arquivos PDF, problemas em pesquisas no menu Iniciar, entre outros. Foram adicionadas novas animações à central de notificação.

captura-de-tela-199

Segundo a Microsoft, essa versão do Windows 10 possui um problema no ícone de rede/Wi-Fi e no de VPN da barra de tarefas. Ao clicar neles, a página de configuração não está aparecendo como deveria.