Software

30 set, 2014

Windows 10 é lançado e traz de volta menu Iniciar

Publicidade

Hoje, durante um evento em São Francisco, EUA, a Microsoft anunciou a nova versão do seu sistema operacional, que recebeu o nome de Windows 10. Ele vai unificar plataformas e rodar em todos os devices, de celulares a tablets, de híbridos a computadores desktop.

“Há cerca de um bilhão e meio de pessoas que usam o Windows hoje e o número de devices ultrapassa o de pessoas”, disse Terry Myerson, diretor-executivo da Microsoft. A ideia é tornar o uso do Windows padrão e unificado em todos eles.

Segundo a Microsoft, na mesma linha, serão unificadas lojas, aplicações, busca por aplicativos, compra e atualização em todos os dispositivos. Conforme mostra o material publicitário do novo Windows 10: Uma família de produtos, uma plataforma e uma loja. Tudo em um só sistema.

Myerson afirmou que as empresas precisam ter contato com o novo Windows o quanto antes, e esse evento serve para começar o diálogo “O Windows 10 será familiar para as empresas”.

De acordo com a Microsoft, o novo Windows 10 vai oferecer todas as ferramentas necessárias para que companhias o utilizem sem receios. O sistema operacional também será compatível com todos os softwares de gestão tradicionais utilizados atualmente, com mais foco empresarial do que nunca.

A proposta do Windows 10 é oferecer aos usuários uma abordagem mais simples e amigável de separar dados corporativos e pessoais em todos os dispositivos, mantendo acesso ao que precisa.

No evento, a Microsoft mostrou o que chamou de uma versão “build 9841”, ainda em construção, do Windows 10. Joe Belfiore, executivo da Microsoft para o Windows Phone, foi quem fez a demonstração do novo sistema operacional unificado. No telão, o executivo mostrou o aguardado Menu Iniciar.

Ele traz blocos dinâmicos de aplicativos e opções para desligar e reiniciar o computador. De acordo com o executivo, a ideia é “encontrar o equilíbrio, para que todos os usuários do Windows 7 tenham uma experiência familiar nos dispositivos que já possuem”. Ou seja, funções voltadas para computadores com teclado e mouse físicos, sem touchscreen (telas sensíveis ao toque), mais comuns em empresas com workstations e muitos computadores desktop e notebooks domésticos.

Os usuários poderão redimensionar os blocos dinâmicos do Menu Iniciar, alterar tamanho, entre outras personalizações feitas com o uso do mouse ou dos dedos em caso de telas sensíveis ao toque.

Além disso, a busca também foi levada para o Menu Iniciar. A experiência de pesquisa foi melhorada e vai mostrar resultados de busca universais a partir do Menu Iniciar e da Internet, incluindo arquivos do computador ou páginas da web.

Como acontecia no Windows 7, os aplicativos voltaram a aparecer em janelas lado a lado, com botão minimizar, fechar e expandir. A Microsoft reconhece que, no Windows 8, quando os usuários abriam um aplicativo “modern”, tinham um ambiente diferente. “Nós não queremos que a dualidade, queremos que os usuários de PCs com mouses e teclados tenham uma interface familiar”.

Outra novidade é o botão Task View, por meio do qual será possível checar todos os aplicativos abertos, capacitando os usuários novatos a trabalhar melhor com questões multitarefa – bem diferente da proposta anterior de apps em tela cheia ou a partir da tela Iniciar do Windows 8.

Também há uma nova interface “Snap Assist” em que o usuário pode ver os aplicativos de múltiplas áreas de trabalho (desktops). É possível alternar entre diferentes áreas de trabalho com vários aplicativos em execução. Como miniaturas de programas, há várias áreas de trabalho na parte inferior da tela. Ao acessar uma delas, o usuário verá todos os aplicativos que estão atualmente abertos.

O Prompt de Comando foi melhorado. Apesar de tudo parecer a mesma coisa, nada será como antes. Com o novo Windows 10, será possível usar Ctrl + V na janela do prompt de comando.

Embora recursos como busca e botões de ligar e desligar tenham se descolado para o novo Menu Iniciar, a Charm Bar ainda está lá. Os botões parecem os mesmos e são voltados para telas sensíveis ao toque.

Com informações de Techtudo