Informações divulgadas pelo site The Next Web apontam que a Wikipédia vai lançar um motor de buscas próprio. De acordo com a Wikimedia, proprietária do site, a novidade tem como meta facilitar e tornar a pesquisa dentro da plataforma mais relevante.
Para construir seu motor de buscas, a Wikimedia contratou uma equipe de engenheiros que estão criando novas formas de articulação entre o conteúdo, para que a base de dados se torne ampla e facilmente pesquisável. Segundo a organização, a adição de novas fontes de dados e a possibilidade de pesquisar itens que não sejam textos irão aprimorar a pesquisa no site.
Leia mais:
- Primeiro ranking aberto revela páginas mais importantes da Wikipédia
- Programador transformou a Wikipedia em 7.600 volumes impressos
A Wikimedia afirmou que está adicionando novas fontes de dados, começando com o OpenStreetMaps, assim como melhorando sua busca para além do texto, visando a incluir itens contextuais que não foram encontrados facilmente antes. Isso pode incluir ferramentas novas, escaláveis e orientadas a máquina para garantir que mais consultas de pesquisas sejam respondidas.
Além disso, a Wikimedia disse que quer realizar parcerias para que a Wikipédia venha pré-carregada em novos smartphones, com o objetivo de alcançar novos públicos, o que pode vir a ser uma fonte de renda para a empresa.