Seções iMasters
Mobile + Software Livre + Tendências

Wikipédia abandona Google Maps e dá suporte para OpenStreetMap em seus apps móveis

Recentemente, Microsoft e Foursquare anunciaram suporte para o OpenStreetMap, um mapa de código aberto, que permite visualizar, editar e usar dados geográficos de maneira colaborativa. Agora chegou a vez de a Wikipédia declarar seu apoio ao serviço.

Em seu blog oficial, a Wikipédia disse que seus aplicativos para Android que para iOS não irão mais usar o Google Maps para a sua funcionalidade “Nearby”. A empresa acrescentou que a decisão se alinha com sua meta de tornar o conhecimento disponível de uma maneira livre e aberta para todas as pessoas. Dessa forma, a Wikipédia não precisa mais usar as APIs proprietárias do Google em seu código, o que ajuda a executá-lo em milhões de dispositivos Android que não puramente de código aberto e que não têm as propriedades dos aplicativos do Google.

Enquanto os dados do mapa atual virão do OpenStreetMap, os aplicativos da Wikipédia usarão partes utilizadas pelo MapQuest da AOL.

Segundo o blog, desde o lançamento do aplicativo Android Wikipedia, em janeiro, ele foi instalado mais de 2,25 milhões de vezes e gerou 23 milhões de page views por mês.

Novas versões do aplicativo para iOS e para Android foram lançadas na semana passada, com várias novas funcionalidades. Usuários podem esperar atualizações para eles a cada duas semanas.

Com informações de Neowin

Mensagem do anunciante:

Acesse e conheça as oportunidades para empresas de software. Torne-se Parceiro de Software Intel®

Comente também

6 Comentários

Cristiano

Tiro no pé. Google Maps é o “mapa padrão”…

    …por enquanto.

    Thom

    Sim, o padrão é (e deve ser, não consteste isso) controlado por uma empresa

    Victor

    Como um dia o padrão já foi Netscape, Internet Explorer, entre outros, a tecnologia muda muito, o que foi extremamente popular e importante em uma época, pode não ser daqui há alguns anos.

    Nicolas

    Mas não era o Google que tava cobrando dos sites o uso do Google Maps?

va leo

Em 29 de Fevereiro de 2012 o Foursquare tambeém abandona Google Maps e adere ao OpenStreentMap.

http://blog.foursquare.com/2012/02/29/foursquare-is-joining-the-openstreetmap-movement-say-hi-to-pretty-new-maps/

Qual a sua opinião?