Tecnologia

5 jul, 2016

Wi-Fi ganha melhorias com atualização do padrão 802.11ac

Publicidade

O grupo Wi-Fi Alliance está certificando produtos que podem entregar velocidades em multi-gigabit e melhorar a cobertura em redes densas, fornecendo dados para vários dispositivos simultaneamente.

Anunciado na semana passada, o novo programa de certificação concentra-se nas características da chamada “Wave 2” na especificação 802.11ac. Essa especificação já tem alguns anos, mas inclui vários recursos importantes que não estavam disponíveis no lançamento. Entre eles está o MU-MIMO (multi-user, multiple-input e multiple-output), que é alimentado pela tecnologia beamforming de multi-usuário, o que permite que pontos de acesso sem fio enviem fluxos de dados para pelo menos três usuários simultaneamente. Sem o MU-MIMO, roteadores conseguiriam transmitir para apenas um dispositivo de cada vez.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/wi-fi-usa-10-mil-vezes-menos-energia-para-economizar-bateria-do-smartphone/,https://imasters.com.br/noticia/pesquisadores-criam-tecnologia-que-elimina-uso-de-senhas-em-redes-wi-fi/]

Com os canais de 80 MHz suportados na especificação 802.11ac Wave 1, cada fluxo de dados pode fornecer até 433Mbps e, quando combinados com os roteadores MU-MIMO, podem enviar até 1.3Gbps para pelo menos três usuários ao mesmo tempo. Mas, além de ter suporte para MU-MIMO, a Wave 2 dobra a largura de banda máxima dos canais, que sai de 80 MHz e chega a 160MHz, aumentando o rendimento potencial de cada fluxo para 866Mbps. A Wave 2 também suporta quatro fluxos espaciais em vez de três, tornando a troca de dados mais rápida.

Outra mudança com a atualização é que o padrão N do Wi-Fi, antecessor do ac, opera em aproximadamente 13 canais diferentes na faixa de 2.4 GHz, ou seja, é possível ter até treze redes sem fio distintas em locais próximos sem repetição. Já o padrão ac opera na faixa de 5 GHz, que possui um número maior de canais disponíveis, o que ajuda a evitar interferências.

Detalhes das mudanças com a atualização podem ser conferidos neste link.

Com informações de Ars Technica