DevSecOps

17 out, 2012

Web Content Accessibility Guidelines 2.0 é aprovado como norma internacional ISO/IEC

Publicidade

Nesta semana, o World Wide Web Consortium (W3C) e o Comitê Técnico Conjunto JTC 1 (Tecnologia da Informação) da Organização Internacional de Normalização (ISO) e da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) anunciaram a aprovação das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (Web Content Accessibility Guidelines, WCAG 2.0) como um padrão ISO/IEC International Standard (ISO/IEC 40500:2012).

De acordo Jeff Jaffe, CEO do W3C, “esse reconhecimento é esperado para aumentar internacionalmente a compreensão harmonizada do WCAG 2.0 por governos, empresas e a comunidade Web mais ampla.”

“A ISO/IEC JTC 1 está muito feliz por trazer a bordo o mais importante dos padrões de acessibilidade do W3C, dado o crescente interesse em acessibilidade entre os organismos Nacionais JTC 1 nos últimos anos”, disse Karen Higginbottom, presidente da ISO /IEC JTC 1. Ela espera que o reconhecimento ISO /IEC incentive uma maior convergência em torno da WCAG 2.0, levando adiante o desenvolvimento de ferramentas de apoio e software.

A WCAG 2.0 já foi adotada ou referenciada por muitos governos e organizações. Depois da passagem da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um número crescente de países tem buscado soluções para resolver seus compromissos firmados para a acessibilidade de tecnologia da informação para as pessoas com deficiência.

“O imprimatur ISO/IEC amplia os caminhos para a adoção de tecnologia e diretrizes W3C”, observou Judy Brewer, diretora da Iniciativa de Acessibilidade na Web do W3C. “Em alguns países, as políticas exigem que as normas técnicas nacionalmente adotadas sejam ISO/IEC. A aprovação formal pelo JTC 1 das WCAG 2.0 vai ampliar a implantação, reduzir a fragmentação e proporcionar a todos os usuários maior interoperabilidade na web.”

A WCAG 2.0 foi submetida pela primeira vez ao processo de norma ISO/IEC JTC 1 para Especificações Publicamente Disponíveis (PAS) em outubro de 2011. O W3C foi aprovado como JTC 1 Submitter PAS desde novembro de 2010, e é uma das nove organizações que estão atualmente aprovadas. Para saber mais sobre o W3C e o processo de Submissão ISO/IEC JTC1 PAS, consulte o W3C PAS FAQ e o website do JTC.

Como uma norma ISO/IEC JTC 1, o WCAG 2.0 está agora disponível a partir do ISO/IEC enquanto for um padrão W3C internacional estável W3C com amplos recursos de apoio. O reconhecimento JTC 1 não muda nem substitui o padrão existente, que se mantém disponível gratuitamente no site do W3C, juntamente com várias traduções autorizadas do WCAG 2.0.

Com informações de W3C Brasil