DevSecOps

7 fev, 2017

W3C cria novo roadmap para o futuro da publicação web

Publicidade

A visão de alinhar as tecnologias web e de publicação e de criar um novo roadmap para o futuro da publicação tornou-se oficial na semana passada com o anúncio de que o World Wide Web Consortium (W3C) eo International Digital Publishing Forum (IDPF) combinaram organizações. O W3C é a organização global de padrões que desenvolve tecnologias Web fundamentais como HTML, CSS, SVG, XML e WCAG. O IDPF desenvolveu o padrão EPUB usado globalmente para e-books acessíveis e publicações digitais.

O diretor do W3C, Sir Tim Berners-Lee, compartilhou sua visão para o futuro da publicação na web no evento DigiCon da IDPF, em maio de 2016, no qual as duas organizações anunciaram publicamente planos para explorar uma combinação para acelerar o alinhamento das tecnologias.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/w3c-lanca-recomendacao-para-publicacao-de-dados-na-web/]

Os membros do IDPF aprovaram o plano por uma grande maioria (88%), e o Conselho do IDPF e o W3C finalizaram a transação. O acordo inclui um número sem precedentes de organizações, inclusive a maioria dos membros do IDPF e vários grandes editores que não são membros do IDPF que fizeram compromissos Royalty-Free (RF) para garantir que o futuro do EPUB e da Open Web Platform para publicação não seja patente onerada.

O roadmap Publishing@W3C inclui planos para criar novos padrões de trabalho na primavera do hemisfério norte, e eles se concentrarão no acesso online e no offline para publicações digitais. Isso significa que alguém que está lendo em um dispositivo que não está conectado à Web ainda poderá interagir e reter as informações quando estiver novamente online, e vice-versa.

Para garantir a manutenção do EPUB e avançar sua adoção, o W3C está criando um Grupo de Comunidade EPUB (3.1) separado, gratuito e aberto para qualquer pessoa participar.