O World Wide Web Consortium (W3C), grupo que gerencia o desenvolvimento das principais especificações usadas na web, propôs um novo plano, no qual o HTML 5 seria entregue em 2014. O grupo planeja disponibilizar o HTML 5.1 em 2016.
Pelo novo plano, o HTML Working Group vai criar um HTML 5.0 Candidate Recommendation até o final deste ano, que incluirá apenas as funcionalidades que forem especificadas, estáveis e implementadas em navegadores. Qualquer coisa controversa ou instável será excluída dessa especificação. O grupo também vai remover qualquer coisa conhecida que tenha problemas de interoperabilidade com as implementações existentes. A Candidate Recommendation vai formar a base da especificação 5.0.
Em seguida, um draft do HTML 5.1 será desenvolvido. Ele vai incluir tudo do HTML 5.0 Candidate Recommendation, além das funcionalidades instáveis que foram excluídas. Em 2014, o draft passará pelo mesmo processo: tudo o que for instável será retirado para produzir o HTML 5.1 Candidate Recommendation, e um draft do HTML 5.2 irá surgir, contendo as partes instáveis. Isso vai continuar para o HTML 5.3, 5.4, e assim sucessivamente.
Para desenvolvedores web, o impacto do novo plano deve ser limitado, já que eles estão acostumado a trabalhar com especificações draft diariamente. A consequência imediata é que esses pedaços considerados estáveis o suficiente para serem incluídos na versão 5.0 podem ter uma suíte de testes mais rica. Isso vai ajudar os desenvolvedores a rastrear (e, com sorte, a remediar) quaisquer bugs e incompatibilidades remanescentes.
Com informações de Ars Technica