Tecnologia

1 fev, 2007

Vista é a nona versão do sistema operacional lançado pela Microsoft

Publicidade

O novo sistema operacional Windows Vista é a nona versão oficial do Windows, o programa que há 22 anos levou a Microsoft a ascensão no mercado global de informática. A primeira versão foi o Windows 1.0, em 1985. O programa veio trazer uma interface colorida, diferente da concorrência, que exibia tela ainda em preto e branco.

No inicio, o software possuía um aspecto simples, não tão avançado quanto o da rival Apple, mas capaz de se adaptar às máquinas de todos os fabricantes de PCs similares aos da IBM.

Em 1990, a Microsoft lançou no mercado o Windows 3.0, que executava vários programas ao mesmo tempo. O programa integrava 16 cores e mais memória que o anterior, o que atraiu um número expressivo de usuários do MS-DOS.

Em 1993, a empresa apresentou o Windows NT 3.1, primeira versão de 32 bits do sistema. Com uma boa performance no desempenho, atraiu o interesse de empresas. Dois anos mais tarde, o Windows 95 chegou ao mercado, causando grande impacto, graças à nova interface gráfica. Sua tela remodelada e recurso “plug and play” (instalação facilitada de periféricos) foram as grandes novidades, juntamente com o navegador Internet Explorer embutido, lançado na mesma versão.

Logo em seguida veio o Windows 98, que não apresentou grandes modificações, tornando-se apenas compatível com periféricos USB. Em 2000, lançava-se o Windows Millenium, que agregou o editor de vídeos Movie Maker e o suporte a arquivos Zip, porém, foi criticado por travar excessivamente.

Em seguida, a Microsoft lançou o Windows 2000, voltado para as empresas, mas que obteve grande aceitação entre os usuários domésticos.

Um ano depois, o Windows XP chegava ao mercado oferecendo mais estabilidade, mas foi atacado por muitos vírus.

Lançado este ano, o Windows Vista terá buscador integrado, modo protegido, filtro de phishing, além de melhorias e novidades como o IE 7.