Gadgets

27 nov, 2015

Visando deficiente visuais, Microsoft desenvolve fone de ouvido com áudio 3D

Publicidade

A Microsoft desenvolveu um fone de ouvido com áudio 3D que é capaz de orientar os usuários para ajudá-los a se localizar em relação à locais populares e monumentos da cidade. O projeto faz parte de um projeto maior, o Cities Unlocked, que pretende ajudar deficientes visuais a andarem pelas ruas das cidades por conta própria utilizando o GPS do smartphone e tecnologia avançada.

Os fones, desenvolvidos em parceria com a GN Store Nord incluem acelerômetro, giroscópio, bússola e alto-falantes que dão real dimensão de onde o som está vindo. Ele também acompanha umx controle remoto com conexão Bluetooth.

Ao clicar no botão “orientação”, por exemplo, é possível que o deficiente visual saiba onde ele está exatamente. Como parte do sistema de orientação, a Microsoft desenvolveu o aplicativo Soundscape, que utiliza o GPS para descobrir a localização e informá-la de maneira sonora o deficiente visual.

Mas em locais fechados, como em casa, o sistema pode ficar confuso e não fornecer informações exatas. Mas como o projeto Cities Unlocked ainda está em desenvolvimento, pode ser que esse problema seja resolvido em breve.