DevSecOps

1 out, 2014

Vírus para Mac OS X chegam a 1,8 mil, revela Kaspersky

Publicidade

Há algum tempo, havia uma certeza de que computadores equipados com Mac OS X não pegavam vírus. Apesar de atualmente ainda não se falar muito sobre essa possibilidade, já há especialistas em segurança digital afirmando que os riscos no Mac OS X vêm crescendo. Para Eugene Kaspersky, que lidera a Kaspersky Lab, há uma evolução preocupante entre os casos de malware no sistema.

De acordo com ele, hoje já existem milhares de vírus para Mac. Apenas nos primeiros oito meses de 2014, 25 diferentes “famílias” de malware para a Apple foram detectadas, e a probabilidade de um aparelho com Mac OS X estar vulnerável a um desses ataques aumentou para quase 3%.

kaspersky

Somente em 2013, a Kaspersky detectou 1,7 mil amostras de malware para o Mac OS X. Atualmente, já seriam aproximadamente 1,8 mil. A diferença é enorme para 2012, quando eram somente 551, e ainda maior para 2010, quando havia apenas 50. Além do número maior de ameaças, elas estão ficando cada vez mais sofisticadas.

Entre os mais recentes, foram identificados vírus que tiram screenshots de conteúdos dos usuários, que dão o acesso remoto ao sistema para o hacker, que criptografam e inutilizam conteúdo (sequestro), além até de ataques capazes de roubar bitcoin pelo Mac.

Segundo dados do programa KSN, quase 57 mil Macs foram detectados com um tipo de adware, o AdWare.OSX.Geonei.b, e mais de 28 mil tiveram um cavalo de Troia chamado Trojan.OSX.Vsrch.a.

“Os criadores de vírus para OS X são raros, porém mais sofisticados. Ao contrário do cenário de vírus no Windows, não há a parte infantil de fazer vírus por diversão. Eles são hardcore, sérios, e querem conquistar um novo território onde possam arrecadar dinheiro”, explicou.

O malware específico não é o único golpe a que Macs estão vulneráveis, porque eles também podem sofrer phishing, MitM e falhas de aplicativos de terceiros, como Java, Flas ou Silverlight. Por isso, o usuário deve estar tão atento a possíveis invasões e ataques no Mac como em outros sistemas.

Com informações de Techtudo