Cloud Computing

22 out, 2014

Versão 4.4.1 do Apache CloudStack é liberada

Publicidade

O projeto Apache CloudStack anunciou hoje a disponibilidade do Apache CloudStack 4.4.1, a versão mais recente da plataforma de software de computação em nuvem turnkey usada para a criação de ambientes de nuvens híbridas, privadas e públicas. As nuvens do Apache CloudStack possibilitam transações comerciais de bilhões de dólares por ano em suas nuvens, e sua maturidade e estabilidade levaram a plataforma em código aberto a se tornar a escolha de muitos provedores na configuração de serviços de computação em nuvem pública elástica on-demand, bem como de empresas e outras organizações interessadas em criar uma nuvem privada ou híbrida para uso de seus próprios funcionários.

apache-cloudstack

O CloudStack inclui uma interface de usuário intuitiva e APIs para o gerenciamento dos recursos de computação, redes, software e de infraestrutura de armazenamento.

O CloudStack 4.4.1 oferece dezenas de novos recursos e melhorias, incluindo: gerenciamento de armazenamento; as camadas da nuvem privada virtual (Virtual Private Cloud tiers) agora abrangem redes de convidados de todas as zonas de disponibilidade; suporte para o VMware Distributed Resource Scheduler e suporte aprimorado para zonas de Hyper-V, VPC e migração de armazenamento

Entre as organizações que utilizam o CloudStack estão Alcatel-Lucent, Autodesk, BT Cloud, China Telecom, DATACAENTER Services, DataPipe, Edmunds.com, Exoscale, GreenQloud, Universidade de Hokkaido, IDC Frontier, Ikoula, KDDI, KT/Korea Telecom, LeaseWeb, NTT, Orange, PCextreme, Schuberg Philis, Shopzilla, Slovak Telekom, SunGard AS, Taiwan mobile, Tata, Trader Media Group, TomTom, Universidade de Melbourne, Universidade de São Paulo, Verizon, WebMD e Zynga.

O CloudStack originou-se da Cloud.com, que foi adquirida pela Citrix em 2011. Ele foi submetido ao Apache Incubator em abril de 2012 e se tornoue um projeto Apache Software Foundation de nível superior em março de 2013.

Uma visão completa de todas as novas melhorias pode ser encontrada nas notas de lançamento do projeto, e o CloudStack 4.4.1 já está disponível para download gratuito neste link.

Com informações de Linux Magazine