DevSecOps

13 nov, 2012

Versão 3.2.9 do framework Ruby on Rails é lançada

Publicidade

Foi disponibilizada uma nova versão estável do framework para desenvolvimento de aplicativos web Ruby on Rails (RoR). Com 189 commits na árvore de desenvolvimento, a versão 3.2.9 consiste basicamente de correções, com destaque para pequenas mudanças no ActiveRecord, ActionPack, ActiveModel, ActiveSupport, ActionMailer e Railties.

No anúncio de lançamento do RoR 3.2.9, há um alerta sobre uma brecha para ataques do tipo DoS encontrada recentemente no Ruby. A recomendação é o Ruby para a versão 1.9.3 patchlevel 327 ou configurar o servidor web para limitar o tamanho da requisição HTTP. O Nginx já faz isso por padrão, e o Apache precisa ser configurado usando a diretiva LimitRequestBody.

O RoR enfatiza o uso de padrões de projetos conhecidos, como Active Record, DRY (Don’t Repeat Yourself) e arquitetura MVC (Model-View-Controller), e é utilizado por grandes sites como Software Livre Brasil (Noosfero), Github, Diaspora, Scribd e Groupon.

A série estável 3.2.x do Ruby on Rails será a última a suportar o Ruby 1.8.7. A próxima versão do Rails (4.0) terá como requisito a versão 1.9.3 ou superior do Ruby, que traz como vantagem uma grande melhoria no desempenho e na escalabilidade.

Com informações de BR-Linux