Desenvolvimento

20 jan, 2017

Versão 1.0 do Realm Mobile Platform é anunciada

Publicidade

Nesta semana, foi anunciado o Realm Mobile Platform 1.0, que já pode ser usado em casos de uso de produção que vão desde os menores até os com escala maciça. Nos últimos meses, a equipe de desenvolvimento trabalhou para corrigir bugs, melhorar o código e disponibilizar novos recursos.

O Realm Mobile Platform facilita para os desenvolvedores a criação de aplicativos com recursos sofisticados como colaboração em tempo real, mensagens ao vivo, experiências robustas offline e outros. A plataforma combina os populares bancos de dados do Realm para iOS e Android com o novo Realm Object Server e oferece sincronização automática de dados em tempo real. O Realm também facilita a criação de lógica do lado do servidor para reagir instantaneamente às mudanças nos dados e construir integrações para sistemas e APIs existentes.

Entre as novidades dessa versão estão novos recursos empresariais, como API Data Integration, que permite aos desenvolvedores integrar facilmente a plataforma Realm Mobile com qualquer fonte de dados, facilitando o uso do Realm para conectar aplicativos em tempo real e recursos de aplicativos a dados e serviços existentes. Além disso, a API facilita a criação de seus próprios conectores personalizados, e a equipe anunciou o primeiro conector pré-construído para PostgreSQL. Conectores pré-construídos para Oracle, MongoDB, Hadoop, SAP HANA e Redis também serão lançados; escalabilidade horizontal, que foi adicionada à Enterprise Edition – trata-se de um balanceador de carga integrado que controla automaticamente as conexões de distribuição, o que torna possível implantar várias instâncias do Realm Object Server em paralelo, de modo que seu aplicativo possa suportar mais de um milhão de usuários simultâneos em tempo real; e backups contínuos, que permitem que você crie backups automáticos de seus dados Realm Object Server de produção em um servidor secundário.

Para usar o Realm Mobile Platform, você precisa instalar o Realm Platform em sua máquina ou no serviço em nuvem à sua escolha. É recomendável que você comece com a Developer Edition, cuja documentação está disponível neste link. Depois instalar o Realm, você estará pronto para executar código de exemplo. Draw é um aplicativo de colaboração whiteboard que mostra como o Realm lida com a sincronização de dados em tempo real entre vários usuários. Ele é totalmente open source e está disponível junto com outras demos do Realm no GitHub.

O app demo do Draw pode ser baixado aqui. Faça o download da Developer Edition para Mac ou Linux.