Carreira Dev

25 out, 2016

Vendas globais de smartphones voltam a crescer em 2016

Publicidade

Apesar de as vendas de smartphones terem registrado quedas nos últimos anos já que a maioria dos mercados se tornou saturada, a indústria ainda está conseguindo mostrar números positivos. Segundo uma pesquisa de mercado da GfK, as vendas de celulares aumentaram 6,6% em relação a 2015, graças ao forte crescimento na China e melhorias incrementais em outros lugares, que eles estimam irá adicionar até 1,4 mil milhão de unidades vendidas neste ano.

A China já detém uma quota colossal do mercado, respondendo por quase 1/3 dos celulares vendidos, mas o país foi capaz de comercializar 15% mais unidades do que no ano passado. Outros mercados em desenvolvimento, como a Europa Oriental e Central, países emergentes da Ásia (incluindo Índia, Vietnã e Filipinas), Oriente Médio e África registraram modestos ganhos de um dígito em suas vendas totais. Os mercados mais saturados – Europa Ocidental, América do Norte e países desenvolvidos da Ásia (incluindo Japão, Austrália e Coreia do Sul) – venderam quase exatamente a mesma quantidade de aparelhos do ano passado.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/brasil-nao-figura-mais-na-lista-dos-paises-que-mais-vende-smartphones-no-mundo/?trace=824205206&source=news-search,https://imasters.com.br/noticia/adolescentes-aposentam-pcs-e-notes-e-elegem-smartphones-e-tv-para-acessarem-internet/?trace=824205206&source=news-search]

Isso está em consonância com as melhorias nas táticas de vendas globais alimentadas principalmente por um crescimento consistente na China. Mas essa tendência pode ser de curta duração, já que a GfK prevê um declínio de 3% ano-a-ano em 2017, à medida que os subsídios das operadoras esgotarem. Apesar de algumas regiões, como a América Latina, terem se recuperado após vários trimestres sucessivos de diminuição das vendas, nenhuma delas suger tendências duradouras de melhoria. Em vez disso, a GfK espera que países emergentes da Asia e Europa Central e Oriental se tornem os mercados com o maior crescimento, aumentando seu market share em 8% e 10%, respectivamente.

Com informações de Engadget