Carreira Dev

25 out, 2016

Vendas de smartwatches caem mais de 50%, aponta IDC

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Os números mais recentes sobre vendas de smartwatches mostram um declínio dramático do interesse dos consumidores. De acordo com uma análise da IDC, houve uma queda de 51,6% no setor, com apenas 2,7 milhões de smartwatches vendidos no terceiro trimestre do ano; no mesmo período do ano passado, foram vendidas 5,6 milhões de unidades. Apple e Lenovo sofreram uma queda de mais de 70% nas vendas.

Para Jitesh Ubrani, analista sênior da IDC Mobile Device Trackers, responsável pelo estudo, os números deixam evidente que os smartwatches atuais não são para todo mundo.

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Hoje, os dispositivos na área de fitness são os preferidos pelos usuários de wearables, e a única marca que registrou um grande crescimento em vendas no período foi a Garmin, especializada em relógios inteligentes de alto desempenho para atletas, que registrou um aumento de 324% nas vendas no ano, sendo responsável por 20% do segmento de smartwatches.

A Apple ainda domina o mercado de smartwatches, com mais de 41% de participação. A Samsung viu suas vendas subirem apenas 9%, ficando em terceiro lugar, enquanto a Pebble – uma das precursoras no setor – teve uma queda de 54,1% nas vendas, e agora detém apenas 3% desse mercado.

“O declínio acentuado das vendas de smartwatches reflete a maneira como plataformas e fornecedores estão se realinhando”, observou Ramon Llamas, gerente de pesquisa da equipe de wearables da IDC.

Para a IDC, movimentos como o feito recentemente pela Apple com o Apple Watch Series 2 e a espera pelo Android Wear 2.0, adiado pelo Google, serão decisivos para o setor. Além disso, a Samsung já anunciou o seu Gear S3, mas ainda não revelou a data de lançamento.

Segundo o site The Register, os especialistas acreditam que o novo Apple Watch pode vir a agitar o segmento, principalmente nas vendas de fim de ano, mas ainda não se sabe que impacto ele terá. Já a reorganização do Google para o Android Wear 2.0 pode ter um impacto mais contundente para o cenário de smartwatches, uma vez que vários fabricantes poderão fazer suas investidas em torno do próximo sistema operacional.