Carreira Dev

19 dez, 2014

Vendas de PCs caem 25% no Brasil

Publicidade

Entre julho e setembro deste ano, o Brasil vendeu aproximadamente 2,6 milhões de computadores, número 25% em comparação com o mesmo período de 2013. Os dados são da IDC Brasil.

De acordo com o estudo, 62% das vendas no período foram de notebooks (cerca de 1,6 milhão) e 38% foram de desktops (aproximadamente 974 mil). No caso dos portáteis, o volume representa queda de 23% com relação ao terceiro trimestre de 2013. Para os computadores de mesa, o tombo é de 28%.

pc

Para a consultoria, esse resultado fez o Brasil sair do quinto para o sétimo lugar entre os maiores vendedores de PC do planeta – Reino Unido e Índia teriam superado o desempenho brasileiro em vendas, segundo o ranking elaborado pela IDC.

Ainda de acordo com o levantamento, a queda se deve à substituição por equipamentos menores – e ainda mais portáteis. “Antigamente, o PC era o único dispositivo que permitia o acesso à Internet. Atualmente, o acesso está disponível em tablets e smartphones, que são produtos mais baratos”, diz a IDC.

Para o quarto trimestre, a expectativa é de que o volume de vendas cresça em relação ao terceiro trimestre, mas ainda longe de ser um desempenho como o registrado em anos anteriores. “Neste período de Black Friday e Natal, vemos um movimento de fabricantes e varejistas focando em outros produtos, como tablets e smartphones”, diz Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil.

Para 2015, a consultoria estima que o mercado apresente uma leve recuperação e cresça 1%. “2014 representa um divisor de águas para os PCs. O aumento é pequeno, mas sair desse cenário de queda já é algo importante, pois estamos com o mercado em declínio há três anos seguidos.

Com informações de Convergência Digital