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2 jul, 2015

Usuários 2G ainda resistem à migração para 3G e 4G na América Latina

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O 4G terá papel crucial para a massificação da banda larga móvel e do smartphones na América Latina, revela estudo do Ericsson ConsumerLab. Mas há desafios para serem superados nos próximos anos. A pesquisa constatou que somente 20% dos usuários atuais de 2G têm intenção de passar para o 4G. Em contrapartida, dos que têm 3G – 35% se mostram bastante interessados em pular o quanto antes para o 4G.

“As tecnologias 4G ainda estão em uma etapa inicial de expansão em nossa região, mas, de acordo com o estudo, têm um potencial de crescimento importante, já que, depois que os usuários experimentam uma melhora no serviço de dados móveis, o consumo de atividades online aumenta, especialmente as que exigem maior capacidade de dados”, avalia Diana Moya, Diretora do ConsumerLab da Ericsson América Latina.

2g

O levantamento mostra que na região, os smartphones se tornaram um dos dispositivos fundamentais para permanecer conectado, e seu uso é intenso durante todo o dia e todas as ocasiões — não só para navegar, ler emails e acessar redes sociais, que são os usos mais comuns, mas também, na região, admitem outras experiências, como compras online (23%) e jogos online (45%). Por outro lado, os usuários de celulares com conexão à Internet estão usando diariamente novos canais de comunicação alternativos à voz, como mensagens instantâneas, com 57%, e chamadas pela Internet (VoIP), com 24%.

Em relação à penetração de serviços Over-the-Top (OTT) em smartphones na América Latina, o estudo mostrou que chega a 57% e que a faixa etária que mais utiliza esse tipo de serviços, como mensagens instantâneas – WhatsApp -, e serviços de vídeo – YouTube – , é constituída em sua maioria por jovens (15-24 anos e 25-29 anos), com cerca de 70% de penetração. Os usuários latino-americanos também estão descobrindo os benefícios dos serviços na nuvem, já que, para 26%, é muito útil acessar arquivos e documentos enquanto estudam ou trabalham.

De acordo com o último Ericsson Mobility Report, o tráfego de dados móveis continuará aumentando significativamente nos próximos anos, uma tendência impulsionada principalmente pelo vídeo, que hoje é utilizado diariamente por 22% dos usuários de smartphones na América Latina. Este incremento é impulsionado pela maior quantidade de conteúdo disponível e pelas melhorias nas velocidades e capacidades de 3G e pelo crescimento das redes 4G.

O estudo aponta ainda que, na América Latina, os usuários ainda têm uma preferência semelhante entre PCs e smartphones para se conectar à Internet, mas há uma tendência real de crescimento da penetração dos smartphones, em função da necessidade dos uuários de estarem conectados independentemente do lugar.

A pesquisa do Ericsson ConsumerLab teve por objetivo compreender as atitudes e a percepção dos usuários em relação aos serviços de telecomunicações e atividades online, bem como as necessidades de conectividade, independentemente da localização. Desenvolvida em seis países da região – Argentina, Bolívia, Brasil, El Salvador, México e Uruguai – Foram realizadas mais de 9.812 entrevistas face a face e 1.027 entrevistas online com pessoas com idades entre 15 e 69 anos, representando 189 milhões de pessoas da região.

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Com informações de Convergência Digital