Tecnologia

12 fev, 2016

Universidade libera novo algoritmo de reconhecimento de imagem

Publicidade

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), liderado por Bahram Jalali e Mohammad Asghari, anunciou que abriu ao público seu algoritmo “Phase Stretch Transform”. O algoritmo é uma abordagem computacional inspirada na física para processar imagens e informações que podem ajudar computadores a “verem” características de objetos que não são visíveis usando técnicas de padrões de imagem.

Essencialmente, o algoritmo realiza uma operação matemática que identifica as bordas de objetos e extrai informações sobre tais características. Ele também pode melhorar imagens e reconhecer texturas de objetos.

algoritmo_inovacao

Leia mais:

Segundo a universidade, a novidade pode distinguir entre estrelas distantes, que normalmente seriam invisíveis em imagens astronômicas, por exemplo. Mas as aplicações potenciais incluem reconhecimento para rosto, impressão digital e reconhecimento da íris para segurança de alta tecnologia.

O algoritmo é resultado de um projeto de pesquisa em uma técnica chamada “extensão fotônica de tempo”, que foi usado para detecção ultra-rápida de células cancerígenas em amostras de sangue.