Tecnologia

15 fev, 2013

Unicamp incentiva ‘mão na massa’ para fabricação de chips

Publicidade

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos (INCT Namitec) deu suporte a um curso prático de construção de componentes eletrônicos e circuitos integrados (CIs) no Centro de Componentes Semicondutores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A Oficina de Microfabricação: Construção de CIs MOS teve como público-alvo alunos de graduação e pós-graduação de engenharia, física e química, professores universitários e de ensino técnico, além de profissionais de indústria e centros de pesquisa.

Docente da Unicamp e coordenador da área de dispositivos semicondutores do Namitec, o professor José Alexandre Diniz ressaltou a importância do curso, em função de se diferenciar de outros tradicionais de microeletrônica. O aluno põe realmente a “mão na massa”, fabricando os dispositivos e circuitos desde a lâmina de silício e conhecendo mais de 20 etapas de microfabricação dentro de salas limpas, similares às fábricas de chips.

“Durante a fabricação, cada aluno realizava a caracterização física dos materiais e processos usados e, ao final, caracterizava eletricamente os próprios dispositivos e CIs fabricados por ele. Não existe forma mais prática e didática de aprender”, conta Diniz, que coordenou as atividades.

Etapas

A aluna Daniela De Carli Immig, estudante universitária de engenharia química, comentou que o curso irá auxiliá-la principalmente em seu trabalho na Ceitec SA, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “Aqui tivemos como verificar todas as etapas do processo de microfabricação e não só partes isoladas. Isso integra tudo que a gente vê no trabalho e ajuda para aprendermos cada vez mais”, conta ela, que também elogiou as aulas práticas, por propiciarem um contato com o que acontece no dia a dia das indústrias.

Já para Silvia Pellegrini, doutoranda em física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o curso ajudará em sua pesquisa. “As aulas mostraram processos que eu não tinha visto em nenhum lugar, só na internet, em vídeos”, afirma.

Atividade de extensão, a Oficina de Microfabricação teve duração de duas semanas, com total de 80 horas. A próxima turma está programada para o meio do ano. Saiba mais sobre o Namitec, que reúne 23 instituições brasileiras de ensino superior e pesquisa.

Com informações de Convergência Digital