Desenvolvimento

16 dez, 2016

Unesp e Huawei criam laboratório de novas tecnologias em São Paulo

Publicidade

A Unesp lançou ontem (15/12) um laboratório de inovação voltado para o desenvolvimento de novas tecnologias de infraestrutura de redes definidas por software (SDN) e de computação de alto desempenho (HPC) para uso em pesquisa. A novidade é uma parceria com a Huawei. O anúncio foi feito no Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp, no campus da Barra Funda, em São Paulo.

Em outubro deste ano, foi firmada uma parceria através da assinatura de um Memorando de Entendimento que vem promovendo a cooperação técnico-científica entre a universidade e a empresa no contexto do programa da Huawei “Seeds for the Future”. De acordo com o TI Inside Online, entre os principais objetivos está o desenvolvimento de novos serviços, métodos e ferramentas de código aberto para integrar tecnologias de computação em nuvem com redes definidas por software e, com isso, criar soluções inovadoras em orquestração de recursos computacionais.

O projeto busca ainda o desenvolvimento de um controlador SDN próprio e a implantação de um ambiente de desenvolvimento para testar as novas tecnologias. Para isso, planeja-se conectar e transferir dados entre a Unesp e a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra, na Suíça, e o California Institute of Technology (Caltech), nos Estados Unidos. O CERN foi escolhido por sediar o Large Hadron Collider (LHC), maior acelerador de partículas do mundo, com o qual colabora o SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center) – grupo de pesquisa em física de altas energias – que realiza processamento e análise de dados produzidos pelo detector CMS, um dos principais experimentos ligados ao LHC.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/uber-esta-investindo-em-seu-proprio-laboratorio-de-inteligencia-artificial/]

“Estamos muito honrados em fazer parte desta parceria tão importante, que vem desenvolvendo projetos relevantes para a sociedade brasileira. Por meio de colaborações como estas, talentos brasileiros terão contato com tecnologias avançadas, auxiliando para o desenvolvimento de suas carreiras como pesquisadores ou profissionais em um setor que vive em constante evolução”, disse Jackey Wang, vice presidente da Huawei Enterprise Brasil.