Redes e Servidores

30 jul, 2015

Under investe em alta disponibilidade para data centers com solução da Juniper

Publicidade

Para atender à crescente demanda por serviços de cloud, a Under, empresa de serviços de data center focada na oferta de servidores e serviços corporativos, decidiu expandir suas operações para o Rio de Janeiro.

A companhia já possuía um Datacenter Tier 3 em São Paulo, com infraestrutura redundante em arquitetura N+1 em todos os aspectos: alimentação, geração e banco de energia, refrigeração e extinção de incêndio, capaz de atender mais de 10 mil clientes.

No Rio de Janeiro, a infraestrutura tem as mesmas características do equipamento de São Paulo, e com capacidade para atender a cerca de mil clientes.

datacenter

No novo empreendimento, a Under necessitava de uma plataforma robusta e escalável para facilitar a conectividade entre seus data centers e contar com uma construção rápida de novas instalações. A troca de dados dos equipamentos também precisava proporcionar alto nível de flexibilidade, confiabilidade, escalabilidade e segurança.

Depois de uma longa pesquisa, a empresa escolheu a arquitetura Virtual Chassis Fabric da Juniper Networks e seus roteadores, switches, soluções de segurança e automação, que atenderam às exigências do projeto. A arquitetura da solução permite que até 20 switches interconectados operem como um Data Center Fabric de baixa latência e alto desempenho, e que seja gerenciado como um único dispositivo.

Utilizando interfaces abertas, os switches da Juniper também oferecem suporte para arquiteturas de malha adicional, como projetos baseados em Camada 3, Spine e Leaf.

“Decidimos pelos equipamentos da Juniper por ser um parceiro com atualizações tecnológicas constantes, diferente do que tínhamos anteriormente”, afirmou Cristian Aires, diretor operacional da Under.

Em São Paulo, o core da rede no datacenter foi substituído, assim como os topos de rack dos servidores críticos para a entrega de alta disponibilidade com agregação de portas de todos os equipamentos dos racks, usando Virtual Chassi.

Já no Rio de Janeiro, a rede foi inicialmente implementada com todos os equipamentos Juniper switches da linha QFX, roteadores de borda MX e topo de rack com switches da Série EX da Juniper. Adicionalmente, foram integrados com firewall da Série SRX de alta disponibilidade no datacenter que irá proteger o ambiente e filtrar as redes internas e de clientes.

“Os investimentos iniciais em equipamentos foram de R$ 500 mil e estamos planejando mais R$ 4 milhões nos próximos três anos. Em breve, iniciaremos um segundo datacenter na região de São Paulo, interconectado em anel de 10 Gbps, na qual a Juniper Networks deve ser incluída”, completou Aires.

Com informações de IT Forum 365