DevSecOps

30 jul, 2014

Um em cada quatro brasileiros não faz compras pela Internet por medo de fraudes

Publicidade

Apesar de a tecnologia estar cada vez mais popular em diversas áreas, inclusive para se fazer compras, muitas pessoas ainda não se arriscam a comprar no ambiente digital. De acordo com um levantamento da Mintel, empresa multinacional de inteligência de mídia e mercado, divulgado pela ClearSale, o principal motivo são as fraudes online, que ainda causam receios no internauta brasileiro e impedem o crescimento do comércio eletrônico. O relatório apontou que 30% dos usuários afirmam ter medo de possíveis golpes em sites falsos.

ecommerce-segurança

Essa mesma porcentagem revela o medo de uso indevido de cartão de crédito nessas páginas fraudulentas. Outra preocupação constatada pela pesquisa foi o fornecimento do número de cadastro de pessoa física, o CPF. Segundo o estudo, uma em cada quatro pessoas prefere sair de casa para comprar em lojas físicas em vez de utilizar a Internet. Isso porque todos os sites de compra online solicitam, entre outros documentos, o número do CPF e do cartão de crédito para concluir as transações.

Entretanto, a possibilidade de comprar com um cartão de crédito é um dos indicativos de que aquela loja pode ser confiável. Por isso, é importante o usuário se informar se o varejista aceita o pagamento em crédito. “Se o estabelecimento não aceitar a modalidade como pagamento, desconfie da procedência dela. São quase nulos os vendedores que se restringem a apenas boletos bancários ou transferências eletrônicas, que, nesse caso, o risco fica com o comprador”, diz Omar Jarouche, Coordenador de Inteligência Estatística da ClearSale.

Outro ponto importante na hora de efetuar uma compra na internet também é identificar se a loja exige o número de CPF para preenchimento do cadastro. “O uso do documento é fundamental para comprovação de que você é você, e sozinho é pouco útil para os fraudadores”, explicou Jarouche. O executivo afirmou que, embora a fraude exista no ambiente online – assim como nos locais físicos -, ela já é altamente controlada e evitada por meio de programas de inteligência estatística avançada e análises manuais precisas.

De acordo com dados divulgados recentemente também pela Mintel, a maioria dos brasileiros não toma nenhuma medida de preocupação na hora de autenticar pagamentos online. E por mais que a rede facilite o dia a dia de quem precise comprar determinado item, o estudo revelou que 97% das pessoas ainda preferem adquiri-lo pessoalmente, indo direto à loja. Apenas 3% disseram que acham a comodidade de se comprar pela Internet mais segura do que se dirigir ao estabelecimento físico.

Com informações de Canaltech