DevSecOps

27 ago, 2015

UFSCar e USP desenvolvem material didático para automatização de teste de software

Publicidade

Com o objetivo de colaborar para aprimorar a qualidade de produtos de software, os professores Auri Marcelo Rizzo Vincenzi, do Departamento de Computação da UFSCar, e José Carlos Maldonado e Márcio Eduardo Delamaro, ambos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo, desenvolveram um portal que disponibiliza material aberto abordando a automatização de Teste de Software. O material é dividido em módulos que abordam as partes teórica e prática e as possíveis ferramentas de uso.

software-teste

O material visa a fortalecer a perspectiva de colaboração na formação de profissionais qualificados com o utilização de softwares livres que pode contribuir para o empreendedorismo e inovação, pois os usuários podem utilizar tanto o material didático quanto as ferramentas sem custos de aquisição de licença dos programas, além de contribuir para o aprimoramento dos aplicativos. Ao todo, foi elaborado um conteúdo para aproximadamente 240 horas de treinamento, com atividades teóricas e práticas. Todo material gerado está disponível para fins educacionais, possibilitando a disseminação do conhecimento na área de Teste de Software e Automatização de Teste de Software.

Os autores fazem parte do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL) e do Centro de Competência em Software Livre (CCSL), sediados no ICMC da USP em São Carlos.

O material e mais informações podem ser conferidos no site napsol.icmc.usp.br/ats e outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail auri@dc.ufscar.br.