DevSecOps

8 nov, 2010

Ubuntu vai mudar seu sistema gráfico

Publicidade

Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, disse em seu blog que o Ubuntu tem planos de trocar seu sistema gráfico. O sistema vai passar a usar o Wayland em vez do X11. Segundo Shuttleworth, a decisão foi tomada porque o X11 não está configurado para entregar a experiência de usuário em desktop que o projeto quer fornecer com o Unity.

Apesar de já ter 25 anos, vários dos diferenciais originais do X11 continuam relevantes hoje. Entretanto, esse setor apresenta grandes avanços no desenvolvimento, e atualmente há outros diferenciais que podem atrair o interesse de quem fornece o desktop Linux, como os que estão presentes no projeto Wayland, que busca se diferenciar pela qualidade e pela fluidez de seus gráficos, usando recursos modernos do kernel Linux, e sem preservar a compatibilidade com o X11.

Mesmo sem estar maduro o suficiente para permitir uma migração imediata do Ubuntu, o Wayland já está em desenvolvimento há algum tempo. Na prática, portanto, a mudança será a médio e a longo prazo, e contará com a contribuição da Canonical no código que vai promover avanços no próprio Wayland, além fornecer apoio para que o GNOME e o KDE rodem no novo ambiente.

O Wayland começou com o desenvolvedor do Red Hat Kristian Høgsberg, em 2008. O desenvolvimento do projeto é agora coordenado pelo Freedesktop.org.

Com informações de BR-Linux e de H-Online